Início Plantão Rio Hemorio pede doações de sangue urgente

Hemorio pede doações de sangue urgente

O Hemorio, órgão da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, está fazendo um alerta à população. Desde a última sexta-feira, os estoques de sangue estão em níveis críticos. O hemocentro recebe uma média de 350 voluntários por dia para doar sangue, mas desde o dia 01 de junho, o comparecimento não ultrapassa o número de 250, ou seja, uma queda de aproximadamente 30% no volume de doações, o que é muito preocupante, já que o Hemorio é responsável por abastecer 180 unidades de saúde como as grandes emergências hospitalares, maternidades e UTI´s neonatais.

Com a proximidade do feriado prolongado esta preocupação aumenta, pois também crescem os acidentes, principalmente nas estradas.

A médica Esther Lopes, responsável pelo Serviço de Hemoterapia do Hemorio, explicou que a queda nas doações sempre acontece no mês de julho, durante as férias escolares, mas esse ano a diminuição tem sido registrada desde o início de maio. E ainda fez um pedido à população.

– É muito importante que todos possam nos apoiar nesta ação. Precisamos de um estoque extra de 500 bolsas para as possíveis demandas emergenciais no feriadão. Portanto, voluntários que tenham boa saúde podem participar, ajudar a regular os nossos estoques – explicou Esther Lopes.

Para ser um doador de sangue, o voluntário deve trazer um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum. Só deve ser evitada a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação e a de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 08 (ao lado do Campo de Santana), no Centro, e funciona todos os dias das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados. O Hemorio funcionará normalmente no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira. Para mais informações, o voluntário pode ligar para o Disque-Sangue (0800 282 0708), informa o endereço dos outros 26 postos de coleta coordenados tecnicamente pelo Hemorio e realiza o agendamento de grupos e doação de sangue com hora marcada.
 

Fonte: Governo do Estado do Rio