Início Plantão Rio Heróis do Futuro: adesão de 190 mil estudantes do Rio

Heróis do Futuro: adesão de 190 mil estudantes do Rio

Mais de 385 escolas da rede pública e particular de ensino do Rio aderiram ao projeto Heróis do Futuro, criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), por meio do SESI, para sensibilizar estudantes sobre temas que serão debatidos na Rio+20, em junho. Pelos menos 190 mil alunos já estão envolvidos na iniciativa, que está aberta ao público do mundo todo.

 

Dezenas de monitores capacitados visitam diariamente as instituições cadastradas para apresentar o projeto, que envolve debates, um filme educacional em 3D ¬e um jogo virtual sobre temas como desenvolvimento sustentável e economia verde, principais questões que serão tratadas na Conferência das Nações Unidas na cidade.

 

O filme em 3D, o primeiro com essa tecnologia na área de educação no Brasil, conta com quatro personagens, Duda, Sofia, Dedé e Bia, turma de amigos que se une para mudar a rotina de uma vila de moradores do Rio, incentivando a vizinhança a tomar atitudes sustentáveis, como economizar água e reclicar o lixo.

 

Também com versão em inglês, o jogo virtual conta com duas categorias: Livre, aberta a pessoas de qualquer país do mundo, de dez anos ou mais, e categoria Escolar, voltada para alunos jovens e adultos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipal, federal e particular do Rio, além de estudantes da rede SESI e SENAI.

 

Em formato de concurso cultural, o game é dividido em duas etapas e deve ser jogado por equipes de dois a cinco participantes, incluindo um líder. A primeira etapa tem quatro fases: Resíduos, Saneamento, Transporte e Poluição. Cada fase tem um jogo, um quiz e um desafio.

 

Os grupos que tiverem atingido 10.600 pontos estarão automaticamente classificados para a segunda etapa, que começa no dia 28 de maio. Nesse estágio, a pontuação zera e cada equipe terá que construir e defender uma cidade sustentável. Ganha o concurso quem fizer mais pontos.

 

Tanto na categoria Escolar como na Livre, o 2º lugar geral ganha um iPad2, enquanto o 1°colocado leva uma viagem para Fernando de Noronha com acompanhante, além do tablet da Apple. A equipe melhor colocada entre as escolas públicas leva um Playstation 3, mesmo prêmio para o melhor entre as escolas particulares e rede SESI/SENAI. A premiação é para cada um dos membros da equipe, o professor tutor e o diretor da escola premiada. As escolas das equipes vencedoras vão ganhar ainda um kit de lousa digital com notebook e projetor.

 

Além do site do projeto (www.firjan.org.br/heroisdofuturo), o Heróis do Futuro também está presente no Facebook, Twitter e em um blog, com dicas da competição. “A ideia é atrair os jovens sobre temas que serão debatidos na Rio+20 por meio de ferramentas que chamem sua atenção, como a tecnologia 3D, o game virtual e as redes sociais”, explica o gerente de Meio Ambiente da FIRJAN, Luis Augusto Azevedo.

 

Rio+20: desenvolvimento econômico com sustentabilidade

A Organização das Nações Unidas (ONU) realiza, de 20 a 22 de junho, no Riocentro, uma nova Conferência para o Desenvolvimento Sustentável, no Rio: a Rio+20. O nome tem a intenção de renovar o envolvimento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável e comemora o retorno de uma Conferência da ONU, ao Rio, depois de 20 anos da Rio 92. Desta vez, mais do que focada nas questões ambientais, a Conferência vai tratar do desenvolvimento econômico com sustentabilidade e do fim da pobreza.

 

A Rio+20 deverá reunir centenas de chefes de estado de dezenas de países. A reunião da ONU não será aberta ao público, mas isso não quer dizer que a população não participará da Conferência. Ao contrário, a ONU incentiva a realização de vários eventos paralelos, como o Heróis do Futuro.

 

 

Fonte: