Nesta quinta, 16, foi aprovado na Câmara Municipal, o projeto de lei do vereador Leonel Brizola Neto, do PDT, que obriga as escolas a fazer materiais de divulgação, contando a história dos personagens históricos ou lugares geográficos que as nomeiam.
O projeto nasceu da sugestão de professores municipais, que constataram que a maioria dos alunos e, até das comunidades, não sabem quem foram os personagens que dão nomes às mais de 1 mil e 100 escolas do município. Personagens de todos os matizes ideológicos e de diferentes épocas são desconhecidos da maioria dos alunos: “ De Henfil a Floriano Peixoto, é raro a escola distribuir material com a história de seu patrono. Às vezes a escola tem o nome de um país, como Portugal, e nem assim isto é aproveitado como gancho para a aproximação entre o aluno e a escola. O conhecimento histórico aprofunda os laços da comunidade e dos alunos com a instituição, aumenta o carinho e o envolvimento com a escola”, argumentou o vereador.
Segundo ele, devia ser normal que os alunos soubessem o significado daquele nome e a razão da homenagem. “Verificamos que isso não estava acontecendo, por isso fizemos o projeto, que é simples, mas efetivo”, declarou Brizola Neto. O vereador também é o autor lei aprovada este ano que preserva os 98 CIEPs no Rio de Janeiro por seu valor social, histórico e urbanístico.
Fonte: Prefeitura do Rio