Início Plantão Rio “HISTÓRIAS DE CHOCAR (ENSAIOS DE AMOR)”

“HISTÓRIAS DE CHOCAR (ENSAIOS DE AMOR)”

Depois de temporada no SESC Avenida Paulista, de apresentação na Mostra Oficial do Festival de Curitiba e pequena temporada de pré-estreia em Ouro Preto e em Belo Horizonte no ano passado, o espetáculo “Histórias de Chocar (ensaios de amor)” faz apresentação única e gratuita no dia 28 de janeiro, às 21h, no Teatro Gláucio Gill.
 
Inspirado livremente no romance “Ensaios de Amor”, do filósofo suíço radicado em Londres, Alain de Botton, o espetáculo tem concepção geral assinada por Rita Clemente, que interpreta Irene, e Paulo Azevedo, que inicialmente dividiu a cena com a atriz, contudo foi substituído pelo ator Olavo de Castro que interpreta Júlio. Diversos colaboradores de reconhecida trajetória na cena teatral participaram do projeto entre eles Adélia Nicolete (Dramaturga e Pesquisadora Teatral, que assina com Paulo e Rita o roteiro original), Guilherme Bonfanti (Iluminador e Integrante do Teatro da Vertigem), Izabel Stewart (Artista de dança e Mestre pela Universidade Paris VIII), Francisco Magalhães (artista plástico e diretor do Museu Mineiro), Dom (Músico da Banda Reset) e Renato Bolelli Rebouças (Diretor de arte do Grupo XIX de Teatro). 
 
A montagem traz a história de amor entre Irene e Júlio, que se conhecem casualmente, em um lugar de passagem. A partir daí, vivem as diversas etapas de um romance até o momento que se perdem entre os ideais românticos e a realidade. “Histórias de Chocar” fala de vidas feitas de pequenas situações. Coisas simples que passam despercebidas na rotina e mostram, sobre outro ponto de vista, o que há de chocante nas relações do dia a dia. Com personagens vivenciando situações cotidianas, a montagem está fundamentada na atuação e preza por uma linguagem delicadamente sofisticada.
 
A trilha sonora do músico Dom traz canções de Thievery Corporation, Daft Punk e Coco Rosie, além dos ambientes sonoros e uma pequena homenagem a cantora Maysa. A co-direção de arte de Francisco Magalhães, com consultoria de Renato Bolelli Rebouças, utiliza as cores na representação dos dois “mundos” no qual transitam as personagens: no sonho, o branco é o elemento presente nos objetos tendo um fundo branco infinito como principal elemento; na realidade, o vermelho e suas variações estão também nos figurinos.
 
Com patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Cultural Usiminas, a peça foi apresentada Belo Horizonte, Ouro Preto, Curitiba e São Paulo.
 
FICHA TÉCNICA
Inspirado livremente no romance de Alain de Botton.
Concepção geral: Rita Clemente e Paulo Azevedo.
Interpretação: Rita Clemente e Olavo de Castro
Roteiro original: Adélia Nicolete, Paulo Azevedo e Rita Clemente. 
Assistência de criação: Izabel Stewart. 
Desenho de luz: Guilherme Bonfanti. 
Co-criação de cenário e figurinos: Francisco Magalhães. 
Figurino: Silma Mooren.
Consultoria de arte: Francisco Magalhães e Renato Bolelli Rebouças. 
Co-criação trilha sonora: Dom. 
Confecção objetos de luz: Felipe Cosse. 
Patrocínio: Usiminas
Apoio: Instituto Cultural Usiminas
 
SERVIÇO – HISTÓRIAS DE CHOCAR (ensaios de amor)
Única apresentação dia 28/01.
Sexta, às 21h. Entrada Gratuita.
Teatro Gláucio Gill. Praça Cardeal Arcoverde S/N.
Classificação etária: 14 anos
Duração aproximada: 60 minutos. 
 
OUTRAS INFORMAÇÕES
Bianca Senna – [email protected] 
Tel.: (21) 3065-1698
Cel.: (21)7867.1690 

Fonte: Astrolabio