Início Plantão Rio Hospitais de Campanha, no Rio, já atenderam 28.625 pacientes em 2013

Hospitais de Campanha, no Rio, já atenderam 28.625 pacientes em 2013

O Hospital de Campanha da Secretaria de Saúde montado no estacionamento da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), no Maracanã, atendeu oito pacientes entre as 7h de domingo (30/06) e as 7h desta segunda-feira (1º). A unidade foi erguida no local no último sábado (29/06) para dar apoio ao entorno do Maracanã, onde ocorreu o final da Copa das Confederações, e já está sendo desmontada. Desde 2009, quando o projeto foi implantado no Rio de Janeiro, o Hospital de Campanha recebeu 104 mil pessoas e esteve em 28 locais diferentes. Em 2013, foram atendidas 28.625 pacientes em três localidades.

 

No estacionamento da Uerj, a unidade recebeu casos de pacientes com dores de cabeça, que sofreram queda e torções no tornozelo. Com 400 m², o hospital contou com 27 profissionais, dez leitos de cuidados semi-intensivos, dois de cuidados intensivos e dois consultórios. A unidade funcionou de forma referenciada, recebendo pacientes que chegavam em ambulância do Corpo de Bombeiros, encaminhados por equipes de atendimentos de emergência no Maracanã e em toda a área do perímetro de segurança do estádio.

 

Em Iguaba Grande

 

Outra estrutura de Hospital de Campanha está montada em Iguaba Grande, na Região dos Lagos, para atender a população até setembro, enquanto o posto de saúde da cidade passa por reformas. Desde 6 de junho, quando a unidade começou a funcionar no município, 4.192 pacientes já foram atendidos.

 

No início do ano, a unidade passou por Niterói, onde ficou por 144 dias e realizou mais de 24 mil atendimentos no estacionamento do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, enquanto a unidade passava por obras.

 

O modelo do Hospital de Campanha foi importado dos Estados Unidos e utilizado em operações de paz no Afeganistão, e adaptado e modernizado pela Secretaria de Saúde. A ajuda já ultrapassou as fronteiras do estado e a unidade já foi até Alagoas, para auxiliar no atendimento médico do município de Santana do Mandaú, após a enchente de 2010.

 

Governo do Estado

2 COMENTÁRIOS

  1. Ontem me sentí mal então fui ao hospital campanha de Iguaba Grande lá fui muito bem atendida por Dr. Francisco Antonio Coelho e atendente também , deixo aqui esse relato pois na maioria das vezes as pessoas só criticam e q

  2. Ontem me sentí mal então fui ao hospital campanha de Iguaba Grande lá fui muito bem atendida por Dr. Francisco Antonio Coelho e atendente também , deixo aqui esse relato pois na maioria das vezes as pessoas só criticam e quando é bem tratada como eu fui não agradece sei que é um serviço que tem que ser prestado mas cabe a cada um de nós ser agradecida. Muito grta.

Comments are closed.