Início Plantão Barra Hospital Curupaiti tem revitalização

Hospital Curupaiti tem revitalização

O projeto Jardins de Curupaiti terá inicio no próximo dia 07, às 9:30, na Praça Central  do Hospital Curupaiti com a realização de  uma  Missa Campal. A Instituição existe desde 1928 e está localizada no bairro de Jacarepaguá. O principal objetivo dessa iniciativa é sensibilizar pacientes, funcionários e pessoas que freqüentam a Instituição sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente, a revitalização e a formação de áreas ajardinadas. O local possui em seu histórico belos jardins e muitas árvores frutíferas, alguns pacientes internos antigos contam com saudades, e buscam uma união para resgatar o verde. A idéia é de que o Curupaiti torne-se um local aprazível, com muito verde e jardins para serem vistos, visitados e apreciados por todos os moradores de Jacarepaguá e outros bairros.

Algumas ações vêm sendo desenvolvidas com esses objetivos, tais como: Limpeza da área externa, remoção de galhos de arvores e desativação de depósitos irregulares de lixos.
O projeto que recebe o apoio da Direção do Hospital, da Secretaria de Saúde, da empresa de Limpeza Interactiva Service e da Comlurb; inclui um concurso de jardins a ser realizado no início da primavera.

 A abertura das atividades será uma forma de abrir oportunidades para quem se interessar e quiser participar da valorização do Meio Ambiente, sendo padrinho ou madrinha. Os interessados poderão fazer parte da equipe do jardim que escolher e participar trazendo suas sugestões, mudas de plantas ou o de alguma outra forma que contribua para embelezar a área e aumentar as chances de ganhar o concurso!

Um pouco mais sobre a história local

O Hospital de Curupaiti foi inaugurado em outubro de 1922,durante a conferência Pan-americana de Lepra no Rio de Janeiro, quando o então presidente da República, Epitácio da Silva Pessoa, lançou a pedra inaugural de um leprosário no sítio do mesmo nome. Na época, com 130 mil m².

O estabelecimento primeiramente tomou o nome de “Enfermaria para Hansenianos” e três anos depois recebeu o nome de Hospital Colônia de Curupaiti, e foi fundado obedecendo às normas sanitárias e higiênicas da época, que preconizavam o isolamento aos portadores da Lepra.
Hoje, a ex-colônia de Curupaiti, denominada Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária – IEDS, possui uma área de aproximadamente 48 mil m². Com estimativa populacional de 700 doentes, e ex-doentes atingidos pela hanseníase e seus familiares sadios.

O espaço físico é dividido em oito pavilhões residenciais, dos quais quatro são masculinos, dois femininos, um para pacientes psiquiátricos e um para casais idosos, portadores de seqüelas graves e que necessitam de atendimento especial. A comunidade é composta por cinco vilas, perfazendo um total de 174 casas. Além de unidades religiosas diversas, o local abriga um campo de futebol, algumas praças e uma bela vista verde de Jacarepaguá.
Hoje, o IEDS é a unidade de referência para tratamento dermatológico do Estado, aberto ao público em geral.

Mais informações:
Evento: Missa Campal Jardins do Curupaiti
Data: 07 de Maio de 2009 às 9:30
Local: Hospital Curupaiti – Rua Godofredo Viana, 64 Tanque

Fonte: Crave Consutoria