Início Plantão Rio Hospital da Criança realiza primeiro mutirão de cirurgia pediátrica

Hospital da Criança realiza primeiro mutirão de cirurgia pediátrica

O Governo do Estado realizará nesse sábado (29/06) o primeiro mutirão de cirurgias pediátricas no Hospital Estadual da Criança. Vinte e cinco pacientes, de zero a 19 anos, foram selecionados por meio do Sistema de Regulação para encaminhamento à unidade, inaugurada há quatro meses em Vila Valqueire, na Zona Oeste do Rio. Algumas das crianças e adolescentes atendidos pela ação aguardavam na fila por um procedimento há três anos.

 

O objetivo da iniciativa é diminuir a demanda por cirurgias gerais e urológicas pediátricas em todo o estado. Os procedimentos têm a finalidade de corrigir alterações no aparelho gênito urinário, como hérnia umbilical, fimose, hidrocele e testículo ectópico.

 

– Nossa intenção é promover mais mutirões como este, até que haja uma diminuição significativa na fila de espera por esses procedimentos no Estado do Rio – afirmou o cirurgião geral Francisco Nicanor, chefe de cirurgia e urologia pediátrica da instituição.

 

Inaugurado em 4 de março, o Hospital da Criança é a primeira unidade do Rio de Janeiro voltada para atendimento pediátrico referenciado. O hospital realiza cirurgias de média e alta complexidades, além de oferecer tratamento contra o câncer. Em 28 de março, a instituição recebeu o credenciamento do Sistema Nacional de Transplantes.

 

O Hospital da Criança foi viabilizado a partir de um contrato com a Rede D’Or, que cedeu o prédio – onde antes funcionava o Hospital Rio de Janeiro – e gerencia o serviço público através da Organização Social Instituto D’Or São Luiz. A instituição fornece todos os recursos humanos e materiais necessários ao adequado funcionamento do hospital. A implementação da nova forma de administração ajuda a reduzir custos, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população fluminense.

 

Ações reduzem filas para serviços de Saúde

 

A Secretaria de Saúde já tem tradição na realização de mutirões de cirurgias em vários locais do Estado do Rio de Janeiro. Em setembro de 2012, o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, no município de Paraíba do Sul, promoveu a mobilização nacional de cirurgias ortopédicas. Na ocasião, cerca de 100 pacientes foram submetidos a procedimentos de média e alta complexidades em ombro, joelho, mão, coluna, pé e quadril.

 

O mesmo hospital realizou, em março deste ano, seu quinto mutirão de cirurgias de joelho, que beneficiou cerca de 30 pessoas. Na véspera do Dia das Mães, no dia 11 de maio, foi a vez de o Dona Lindu promover uma mobilização de cirurgias de ombro.

 

Já o Hospital Estadual Alberto Torres, na cidade de São Gonçalo, realizou, em agosto de 2009, o Mutirão do Amor, que operou nove pacientes com lábio leporino e fenda palatina. A ação contou com a participação de nove cirurgiões buco-maxilo-faciais, três ortopedistas, três anestesistas e três instrumentadoras cirúrgicas.

 

Governo do Estado