O prefeito de Cabo Frio anunciou que o Hospital Regional de Barra de São João passará a ser gerenciado pelo município de Cabo Frio. De acordo com o prefeito, o hospital será transformado em policlínica e será referencia em cirurgias oftalmológicas.
– Com as mudanças no Hospital de Barra, os munícipes de Cabo Frio, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras não precisarão mais sair da região para realizarem cirurgias oftalmológicas, o que dará mais agilidade ao atendimento – destacou o prefeito Marquinho Mendes.
O prefeito anunciou ainda o início das obras da UPA do distrito de Tamoios para o próximo mês, com previsão de inauguração em dezembro. Junto com a UPA será construída uma unidade do Corpo de Bombeiros com o SAMU.
Estas ações foram definidas em reunião realizada nesta terça-feira, (8/9), no Hospital de Barra de São João, com participação do Secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Cortes, do prefeito de Cabo Frio, Marquinhos Mendes, do prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, do prefeito de Casimiro de Abreu, Antonio Marcos, e dos secretários de Saúde de Cabo Frio, Roberto Pillar, de Rio das Ostras, Sérgio Luiz Carvalho Manhães, e de Casimiro de Abreu, Evaldo Scarpini.
Na reunião, ficou definido ainda que, com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Tamoios, o Hospital Regional de Barra de São João ganha um novo perfil, já que o setor de emergência da unidade será transferido para a UPA de Tamoios. O Hospital Regional deve passar a ser uma Policlínica, com consultas e atendimento médico em várias especialidades, oferecendo suporte aos moradores dos municípios do Distrito de Tamoios, Barra de São João e Rio das Ostras.
As UPAs funcionam 24 horas, todos os dias da semana. Cada uma delas tem consultórios de pediatria, clínica médica, ortopedia e odontologia, além de salas de nebulização e medicação, sutura, raios-x, gesso e laboratório, onde são realizados, na hora, os exames pedidos pelos médicos. Também vão ser marcados na hora os exames mais complexos, que serão feitos pelos futuros centros de imagem. As UPAs contam, ainda, com salas de observação e uma específica onde pacientes com casos mais graves esperam a remoção para um hospital.
O plano do Governo estadual é de encerrar 2010 com pelo menos 30 UPAs distribuídas por todo o estado. Atualmente, já existem 23 unidades em funcionamento e a implantada em Cabo Frio será a primeira na Região dos Lagos. A UPA do Distrito de Tamoios entra em funcionamento no segundo semestre de 2009.
Fonte: Governo do Estado RJ