Início Plantão Rio Hospital Estadual Carlos Chagas, no Rio, comemora 76 anos de fundação

Hospital Estadual Carlos Chagas, no Rio, comemora 76 anos de fundação

O Hospital Estadual Carlos Chagas completa nesta quarta-feira (26/6) 76 anos de fundação. Inaugurada pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, em 1937, a unidade atualmente conta com 185 leitos, sendo 24 de CTI, e tem uma média de 120 atendimentos de emergência por dia e 400 internações mensais. O hospital também possui serviço ambulatorial com cerca de 80 atendimentos por dia nos serviços de clínica médica, pediatria, cirurgia geral, cirurgia plástica, geriatria, psicologia e fisioterapia.

 

 

“Este hospital se mantém vivo graças à dedicação e compromisso de todos os funcionários, que fizeram e fazem sua história”, disse o diretor da unidade, o médico Max Kopty Fakoury.

 

Um dos programas de maior sucesso da Secretaria de Saúde, o programa de Cirurgia Bariátrica da unidade já mudou a vida de 576 pacientes, sendo 120 apenas este ano. Criado em 2010, o programa é coordenado pelo médico Cid Pitombo, mestre e doutor em cirurgia e membro do Comitê de Educação Continuada da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Com a chegada do projeto, o hospital foi o primeiro a receber um tomógrafo para obesos de até 320 kg no Brasil.

 

“O Carlos Chagas ganhou uma nova dinâmica com o Cirurgia Bariátrica. Hoje, a unidade tem um tomógrafo de última geração, já fez 1,5 mil consultas a obesos que querem mudar de vida, operamos mais de 500 pacientes e queremos chegar a mil até o início de 2014”, afirmou Cid Pitombo.

 

Governo do Estado