O Hospital Municipal Jesus (HMJ) inaugura na sexta-feira (07/04), a Escola de Atopia, que funcionará no Ambulatório de Dermatologia da unidade. O projeto social, desenvolvido em parceria com a empresa La Roche-Posay, tem o objetivo de conscientizar e dar suporte às famílias de crianças com dermatite atópica em tratamento na unidade.
A dermatite atópica é uma doença crônica que acomete cerca de 50 milhões de pessoas no mundo. Os sintomas são coceira, ressecamento da pele, manchas brancas, aspereza da pele e exagero das linhas palmares, que geralmente aparecem em crianças e podem perdurar até a fase adulta. Trata-se de uma doença inflamatória e, se descoberta logo no início e tratada adequadamente, diminui a quantidade de crises provocadas por ela, por meio da prevenção.
Referência em especialidades pediátricas, o Hospital Municipal Jesus oferece tratamento ambulatorial para as crianças com dermatite atópica. Dos pacientes atendidos na unidade, cerca de 30% apresentam casos graves da doença e dependem de cuidados multidisciplinares, além do uso permanente de hidratantes e cremes específicos, para amenizar e controlar os sintomas.
Idealizadora do projeto social, que já acontece em outros hospitais pediátricos brasileiros, a La Roche-Posay reformou uma área do quarto andar do Hospital Jesus, onde funciona o Ambulatório de Dermatologia, para transformá-la na Escola de Atopia.
No local, as crianças em tratamento e suas mães receberão orientações para automanejo, ou seja, sobre a importância e a forma correta de usar o hidratante e cremes indicados, garantindo melhor qualidade de vida aos pacientes.