Início Plantão Barra Hospital Miguel Couto realiza campanha de doação de sangue no Rio

Hospital Miguel Couto realiza campanha de doação de sangue no Rio

 

O Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, em parceria com o Hemorio, realiza na próxima sexta-feira (04/08), das 10h às 15h, uma campanha de doação de sangue na unidade. A ação, aberta a todos os funcionários e acompanhantes, terá como objetivo mobilizar a comunidade interna do hospital e sensibilizar a população da Zona Sul para a importância da doação de sangue.

 

 

Para participar da campanha, basta apresentar documento oficial de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50kg. Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais. Não é preciso estar em jejum, porém é necessário evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

 

 

O posto de coleta funcionará no saguão do antigo atendimento pediátrico, na Rua Bartolomeu Mitre, na Gávea. Ao chegar no hospital, o doador será cadastrado e receberá um questionário para verificar se há alguma situação ou doença que impeça a doação, como por exemplo ser portador de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ser usuário de drogas.

 

 

Situações que impedem provisoriamente a doação de sangue são: febre acima de 37°C, gripe ou resfriado, gravidez atual (90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana), amamentação (até um ano após o parto), uso de alguns medicamentos, anemia, cirurgias, extração dentária (sete dias), tatuagem (1 ano sem doar), vacinação (o tempo varia de acordo com o tipo de vacina) e transfusão de sangue (impedimento por um ano).

 

 

Doar sangue é seguro e rápido. São retirados até 450 ml, coletados em uma bolsa produzida com materiais e soluções que permitem a preservação do sangue. Os homens podem doar de dois em dois meses, até quatro vezes ao ano e as mulheres podem doar de três em três meses, até três vezes ao ano. A ação ajuda a repor os estoques de sangue da unidade, necessários para o atendimento de pacientes, especialmente os da emergência, como acidentados e baleados, entre outros.