Início Destaque Hospital Municipal Miguel Couto realiza campanha de doação de sangue

Hospital Municipal Miguel Couto realiza campanha de doação de sangue

No dia 26 de abril o Hospital Municipal Miguel Couto realiza mais uma edição da campanha “Doe Sangue, cada doação salva até quatro vidas”. A ação terá início às 9h e terminará às 15h. O objetivo da campanha de doação de sangue é repor os estoques de sangue e hemoderivados, que ficam reduzidos após períodos de festas e feriados prolongados em função do aumento do número de acidentes nas estradas.

Para doar, os interessados deverão atender alguns requisitos, como ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Pessoas que passam por tratamentos médicos, que necessitam de transfusão de sangue e cirurgias complexas podem aumentar a necessidade de bolsas de sangue em procedimentos médicos.

Quem for ao hospital deverá levar o documento oficial com foto e deve ter repousado pelo menos seis horas na noite anterior à doação. Caso tenha almoçado, deverá aguardar duas horas para passar pelo processo de captação do sangue. Também deverá evitar a ingestão de comidas gordurosas nas três horas que antecederem o procedimento. Menores de 18 anos precisam do consentimento do responsável e pessoas com idades entre 60 e 69 só podem doar se já tiverem passado pelo procedimento antes.

Indivíduos que tiverem com gripe, febre ou resfriado devem aguardar uma semana após o término dos sintomas. Pessoas que tenham feito tatuagens ou colocado piercings deverão aguardar 12 meses para participar da doação. Mães em fase de amamentação só podem doar após 12 meses do parto. Já os que possuem infecções sexualmente transmissíveis ou que tenham injetado no corpo drogas ilícitas, não podem doar sangue.

Os doadores poderão receber declaração de comparecimento e dispensa médica para apresentar no trabalho. Já o resultado dos exames será entregue dentro de 30 dias. Os doadores deverão comparecer no hospital que fica na Rua Bartolomeu Mitre, na Gávea.