Nesta manhã de segunda-feira (09/11), o governador Sérgio Cabral, acompanhado do secretário de Saúde e Defesa Civil (Sedesc), Sérgio Côrtes, visitou a unidade hospitalar Perinatal da Barra, Zona Oeste do Rio, para conhecer as instalações onde serão realizados os atendimentos aos pacientes recém-nascidos cardíacos assistidos pelo Estado.
A partir da semana que vem, bebês com cardiopatia congênita terão acesso à cirurgia via rede pública de saúde. Esta iniciativa é resultado de um contrato assinado entre a Sedesc e o Grupo Perinatal, instituição especializada na assistência a recém-nascidos prematuros e de alto risco. Através desta parceria, que terá a duração de um ano, a Perinatal passa a atuar como prestadora de serviço da secretaria, suprindo, pelo menos, 25% desta demanda.
– É uma alegria muito grande o Estado permitir que todas as crianças do Rio tenham a possibilidade de usufruir deste serviço de alto padrão de qualidade para o segmento majoritário da população. A partir deste convênio, estas famílias terão a possibilidade de salvar os seus recém-nascidos. Esta é uma prova de quanto a parceria público-privada pode resultar positivamente no bem-estar da população – falou o governador.
Cerca de 180 recém-nascidos serão beneficiados por ano, inclusive com transportes aéreos de crianças no helicóptero do Corpo de Bombeiros transformado em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) neonatal. Toda a responsabilidade por realizar a triagem para verificar se pacientes precisarão de correção cirúrgica ficará encarregada pelo Grupo Perinatal. O secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, comentou sobre este avanço na defesa da vida.
– O mais interessante é que não existem investimentos neste convênio do Governo do Estado com a Perinatal, apenas a prestação de serviços. Por que não as cianças do SUS (Sistema Único de Saúde) serem internadas aqui? Antes, estas crianças com problemas cardíacos eram transferidas para São Paulo. Tudo isto é um grande avanço – disse o secretário.
A estimativa é que sejam realizadas, a partir desta primeira fase, 15 cirurgias cardíacas mensais. Uma equipe de médicos, cirurgiões, assistentes sociais, psicólogas, entre outros profissionais, será responsável por realizar todo o pré e pós-operatório.
De acordo com o governador, esta parceria extraordinária resultou em um belo gol de placa. Segundo Cabral, esta é mais uma demonstração de maturidade na saúde e um marco inédito na área da saúde do Estado.
O hospital Perinatal fica na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, nº 201, Barra da Tijuca.
Fonte: Governo do Estado