Início JMJ Hospital Souza Aguiar recebe Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude

Hospital Souza Aguiar recebe Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude

Símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz Peregrina será recebida logo mais, às 19h, no Hospital Municipal Souza Aguiar. Ela será carregada por jovens numa caminhada da Central do Brasil à unidade hospitalar, permanecendo no local por cerca de 10 minutos. Vale ressaltar que esta será a última parada da Cruz antes de seguir para o Santuário de Sant’Ana, onde, às 19h30, será realizada missa solene seguida de vigília.

 

A Cruz Peregrina chegou ao Rio no último sábado, dia 6, e por 16 dias passará por 131 pontos do município até a chegada do Papa Francisco, no dia 22. Junto com o Ícone de Nossa Senhora, está passando por igrejas, universidades, escolas, comunidades, hospitais e presídios.

 

Feita de madeira e medindo 3,8 metros de comprimento, a Cruz foi concebida para representar a fé católica, junto ao altar principal na Basílica de São Pedro, durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, foi presenteada aos jovens pelo Papa João Paulo II, como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e com o pedido para que fosse levada por todo o mundo.

 

Desde então, a Cruz passou a peregrinar por vários países, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994, a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

 

Prefeitura do Rio