Início Destaque Hugo Novaes, poeta da era digital, já soma mais de 200 mil...

Hugo Novaes, poeta da era digital, já soma mais de 200 mil seguidores no Instagram

No dia 20 de outubro, se comemora o Dia do Poeta, dia do artista escritor, aquele que tem o dom da sensibilidade e de transformá-la em versos e poesias. Em meio ao boom da tecnologia e com uma linguagem simples e cativante, Hugo Novaes tem provado que poesia não é algo do passado. Com mais de 200 mil seguidores em seu Instagram, onde compartilha com seu público as suas criações do dia a dia, o alagoano de 31 anos, conhecido como poeta digital, abriu mão da carreira em Direito para se tornar poeta:

“Quem ama a arte e a literatura sabe o quão prazeroso é a gente poder dizer que é poeta e viver daquilo que a gente ama. Eu, apesar de ser formado em direito, optei por ser poeta e hoje vivo esse sonho.”

Hugo estourou em 2017 na internet publicando vídeos de 1 minuto declamando poemas com o canal 1tema1minuto1poema. Seu talento é tanto, que ganhou o prêmio Oscar Alagoano – destaque como artista da cultura da região, premiação esta que o rendeu também uma indicação para ocupar uma cadeira na Academia Alagoana de Cultura e outra na Academia Maceioense de Letras.

Antes de fazer sucesso como poeta, Novaes se destacou como compositor. É dele sucessos gravados por nomes como Mano Walter e Wesley Safadão. “Passei boa parte da minha vida apostando nas composições, mais do que nos poemas. Durante um tempo, dei mais ênfase a isso, porque a música é bem mais consumida. Mas, quando eu fiz o poema, vi que meu pensamento era errado, o que falta é quem faça poema, não quem consuma”, ressalta.

Para ele, a poesia tem o poder de mudar o dia de alguém: “Eu acredito tanto na força da poesia que quase todos os dias faço uma rima de bom dia para os meus seguidores e para comprovar isso, não há um só dia que eu faça que não receba mensagens de agradecimentos de seguidores dizendo que tal verso deixou o seu dia mais feliz ou que era aquilo que ele estava precisando ouvir. A poesia tem muito poder”.