Dia 18 de outubro é comemorado ao redor do mundo o Dia da Menopausa como forma de homenagear todas as mulheres que estão e que futuramente passarão por esta fase. Serve também como forma de alertar para a importância de seu tratamento para que as ‘lobas’ possam aproveitar este momento tão precioso da vida feminina.
Entenda melhor esta fase da mulher
O que é a menopausa?
Para falar deste assunto Dra. Carolina Ynterian, bioquimica e grande conhecedora das fases da mulher, explica que podemos definir a menopausa como a última menstruação da mulher e a parada de funcionamento dos ovários. Ou seja, os ovários deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona, e uma característica marcante é a parada das menstruações. Porem, em algumas mulheres, a menopausa se manifesta por irregulares menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias e menstruações mais ou menos frequentes.
A idade em que se inicia, é muito relativa, pois varia de mulher para mulher. O comum é que os primeiros sintomas apareçam entre 45 e 55 anos. Estes primeiros sintomas são conhecidos como perimenopausa. “Mudanças endócrinas, biológicas e clínicas; a perimenopausa é a aproximação da ultima menstruação e podem durar vários anos”, explica a Dra Carolina Ynterian, diretora da Linha Confirme de autotestes. Ela surge normalmente por volta dos 45 anos e deve-se à diminuição de estrogênio, hormônio feminino que é produzido pelos ovários.
É importante saber que não se trata de uma doença, e sim de uma fase da mulher.
Principais Sintomas
· Ondas de calos
· Irritabilidade
· Depressão
· Suores noturnos
· Dor durante o ato sexual
· Ressecamento da vagina
· Inchaço
· Fogachos
Em algumas mulheres, pode acontecer, de não sentir nada durante o período de transformação.
Importância do tratamento
Por ser um fenômeno natural na vida feminina, muitas vezes as mulheres se questionam por qual razão procurar um tratamento. No início da menopausa a mulher pode sentir sintomas fortes, que interferem diretamente na sua saude, portanto, o objetivo de trata-la é melhorar a qualidade de vida da mulher.
Confirmando a menopausa
O Confirme Menopausa chegou ao mercado brasileiro em 2004, com o objetivo de auxiliar a mulher a se preparar melhor para essa nova etapa da vida. O autoteste tem 99% de precisão.
Mulheres por volta dos 50 anos já podem recorrer ao teste com comodidade e segurança. O método é semelhante ao teste de gravidez. Uma tira deve ser colocada verticalmente dentro do recipiente que foi coletada a urina, durante pelo menos cinco segundos. Feito isso, a tira deverá ser colocada em uma superfície limpa, seca e não absorvente e o resultado surgirá em cinco minutos.
“A vantagem de ter um teste que detecta o início da menopausa é que a mulher pode buscar um profissional que ajude a conviver com o processo e as mudanças que ocorrem com o organismo”, afirma Carolina Ynterian, bioquímica e diretora da Linha Confirme de autotestes.
O produto pode ser encontrado em farmácias e drogarias. Pode ser adiquirido também pelo site www.confirme.com.br
Curiosidade:
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030, mais de 1 bilhão de mulheres estarão na menopausa. Somente no Brasil, são mais de 13,5 milhões que passam pelo climatério.
Drª. Carolina Ynterian é Diretora dos autotestes da Linha Confirme, Bacharel e Mestre em Bioquímica com especialização em Biologia Molecular.
Dra Carolina se disponibiliza para entrevistas e discorrer mais sobre a pauta.
Fonte: AÇÃO & COMUNICAÇÃO