Início Plantão Rio IETV promove seminário de Telejornalismo no Rio

IETV promove seminário de Telejornalismo no Rio

IETV promove seminário de Telejornalismo no Rio

 

As principais matérias jornalísticas exibidas na televisão brasileira serão discutidas por profissionais da área nos próximos dias 7 e 8 de junho. Em sua sétima edição, o eminário ExxonMobil IETV de Telejornalismo, organizado pelo Instituto de Estudo de Televisão (IETV), pretende discutir junto aos profissionais e estudantes de jornalismo as principais reportagens que  tiveram destaque no Prêmio Esso de Telejornalismo do ano passado.

Para formar as mesas que compõem o evento, foram convidados os jornalistas  responsáveis por cada matéria. Os temas abordados são os mais diversos  possíveis. Âncora do Jornal da Band ao lado de Ricardo Boechat, Ticiana  Villas Boas é uma das participantes da primeira mesa. Sua reportagem  aconteceu em plena Floresta Amazônica, onde índios criaram uma polícia dependente para se defenderem de traficantes locais. Ao seu lado, outro a participar é o jornalista Sérgio Utsch, do telejornal SBT Brasil. Na matéria "Jequitinhonha: infância à venda", ele mostrou os principais problemas daquela região: a prostituição infantil e a gravidez na adolescência.

Ainda no primeiro dia do seminário, participa o repórter da RBSTV, Francis Silvy, que em 2008, em meio à tragédia que assolou Santa Catarina, denunciou voluntários que furtavam as doações enviadas aos desabrigados.

 

Jornalismo investigativo é destaque

Outro debate que vai movimentar o seminário é a matéria feita pelo repórter investigativo Edson Ferraz, que após sofrer um atentado em 2007 por outra  matéria polêmica, levou à tona para o Fantástico todo o processo falido dos assentamentos rurais em Tabaporâ (MT), denunciando uma madeireira instalada irregularmente em um assentamento do INCRA. Nesta mesma mesa estará presente a jornalista Sandra Granzotti, vencedora do Prêmio Vladimir Herzog de 2009, na categoria telejornalismo. Sandra acompanhou durante uma semana o cotidiano dos moradores de rua.

O segundo dia do evento começa com mais reportagem investigativa, com os jornalistas Gustavo Costa e Fábio Diamante. O primeiro fez uma série de seis reportagens para o Jornal da Record intitulada "Maconha: os barões do tráfico". Já Fábio, revelou para o SBT como funciona a venda de senhas que dão acesso a dados sigilosos guardados apenas pela Infoseg – sistema integrado de segurança pública do Governo Federal.

 

Convidado internacional fala sobre liberdade de imprensa

A quinta mesa do seminário traz uma reportagem factual, na qual a repórter Mônica Puga foi surpreendida por um tiroteio na Linha Vermelha. Moradores revoltados com a morte de um jovem fecharam uma das principais vias do Rio de Janeiro e a polícia atuou de forma violenta.

O tráfico de drogas praticado por crianças também é destaque com a reportagem de Letícia Gil para o Repórter Record. Ela revela como agem os meninos cooptados por traficantes que dominam comunidades carentes nas grandes cidades.

O evento encerra com a participação internacional do repórter argentino Adrián Ventura, do La Nación. Ele falará sobre a liberdade de imprensa, um tema que tem chamado a atenção na América Latina, principalmente após o presidente da Venezuela Hugo Cháves ter fechado diversas emissoras de TV a cabo. O assunto também chama a atenção, já que países como Cuba, Peru, México e Honduras são considerados os lugares onde os jornalistas encontram mais dificuldade para trabalhar.

A inscrição para o seminário é gratuita e pode ser feita pelo site: www.ietv.org.br. A programação completa do evento está em anexo.

SERVIÇO:

7º Seminário ExxonMobil IETV de Telejornalismo

Local: Arte Sesc – Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo

Data: 7 e 8 de junho (segunda e terça)

Horário: ver programação

Entrada gratuita. Inscrição no site www.ietv.org.br

 

Fonte: Assessoria