Início Plantão Rio III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações

III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações

Cerca de 150 jovens de 65 países participam no dia 26/5, no Rio de Janeiro, da caminhada cultural na Saara, área de comércio popular localizada no centro da cidade.
O evento é parte do Terceiro Fórum Mundial da Aliança de Civilizações das Nações Unidas, que acontece entre 27 e 29/5. A cerimônia oficial de abertura, na sexta-feira, 28/5, terá participação do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e outros líderes mundiais.

O ex-presidente de Portugal e Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança de Civilizações, Jorge Sampaio, falou sobre a importância do encontro. "A Aliança de Civilizações foi criada em 2005 pelo então Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, e com os patrocinadores que foram naquela época Espanha e Turquia, com o objetivo de melhorar a compreensão e as relações de cooperação entre os países e os povos, com culturas e religiões diferentes", disse.

No processo de diálogo entre as sociedades, segundo Sampaio, a intenção é combater as forças que alimentam a polarização e o extremismo. O ex-presidente de Portugal disse que a Aliança tem hoje 120 integrantes, 100 deles países membros da ONU e 20 organizações internacionais. As duas primeiras edições do Fórum foram realizadas em Madri e Istambul. O tema do evento este ano é `Unindo as Culturas, Construindo a Paz`.

 

Fonte: Rádio ONU