Fotos: Rogério Santana
Os moradores de Tubiacanga, na Ilha do Governador, já podem se exercitar ao ar livre. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude inaugurou uma academia popular, que conta com 16 aparelhos para musculação fabricados em aço inoxidável e estofados com tecido impermeável.
A expectativa é atrair cerca de 300 frequentadores, que serão distribuídos em dois turnos – das 6h às 10h e das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira.
O aluno tem à disposição equipe composta por um professor de Educação Física, além de estagiário, que vai auxiliar a orientação dos exercícios físicos.
“Essa é uma grande oportunidade para os moradores de Tubiacanga praticarem exercícios físicos e terem também mais uma opção de lazer. O objetivo é levar espaços como o da academia popular para todo o Rio de Janeiro”, explicou o subsecretário de programas socioesportivos, Marcos Felipe.
O técnico de Educação Física, Alberto Ribas, morador de localidade há 17 anos, está animado com a inauguração da academia. “Estou me recuperando de um problema no joelho. Para melhorar ainda mais, preciso praticar exercícios. Com certeza, essa academia vai me ajudar”, disse Ribas.
O projeto de academia popular também está presente em nove comunidades: Rocinha, na Zona Sul do Rio, Complexo de São Carlos, Complexo do São João, Mangueira, Complexo do Alemão, na Zona Norte; Batan e Cidade de Deus, na Zona Oeste; e Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.