Início Plantão Rio Inauguração de showroom abre celebrações pelo aniversário do Maracanã

Inauguração de showroom abre celebrações pelo aniversário do Maracanã

 

O torcedor, que acompanha de longe as obras do Maracanã, poderá visitar, a partir de sábado (16/6), um espaço criado pela Secretaria de Esporte e Lazer, ao lado da Torre de Vidro, onde terá uma amostra de como o estádio está se transformando numa das arenas de futebol mais modernas do mundo. O showroom, que terá várias salas com exposições de peças e detalhes da reforma e telões com vídeos explicativos sobre o projeto, foi inaugurado, nesta sexta-feira (15/6), pelo governador Sérgio Cabral.

Antes de subir para a Torre de Vidro, onde homenageou o ex-capitão da seleção campeã do mundo em 1970, Carlos Alberto Torres, Cabral visitou o showroom. O local exibe a nova maquete do novo estádio, que será inaugurado em 28 de fevereiro de 2013, e conta ainda com uma área com o grama sintética que vai circundar o gramado natural do futuro estádio; com fotos da evolução das obras, hoje com 56% já concluídas; e com amostras do piso da arquibancada, entre outras atrações, como as novas cores das cadeiras, elogiadas pelo governador. Elas não serão mais vermelhas, mas multicoloridas, com as cores do Brasil.

– É uma tendência no mundo hoje em dia. A gente vê na Eurocopa vários estádios assim. Elas ficaram extraordinárias, de enorme bom gosto. São cores vivas, bonitas, brasileiras e bem Rio de Janeiro. Na visitação vão causar um impacto muito grande. O antigo Maracanã, que era o segundo destino turístico do Rio, vai disputar agora pra valer com o Corcovado como o primeiro, mas quero que o Cristo continue em primeiro – afirmou o governador.

Amanhã, por ser dia de aniversário do estádio, o showroom será aberto ao público com entrada gratuita, mas, a partir de domingo, o visitante terá de comprar um tíquete de visitação que dará direito de também conhecer a Torre de Vidro, onde existe a Calçada da Fama e diversas atrações.

A cerimônia, que contou também com a presença do vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, de vários secretários estaduais e de ídolos do futebol, como os ex-jogadores Silva, Paulo César Caju, Roberto Dinamite, Tita e Ricardo Rocha, e do técnico Carlos Alberto Parreira, marcou também o início das comemorações pelos 62 anos do estádio, que se completarão amanhã com uma série de atividades.

– O Maracanã é o símbolo do renascimento do Rio de Janeiro. Viva o Maracanã em seus 62 anos. Aos 63 anos, em 2013, estaremos aqui com ele aberto e vibrante – apostou Cabral.

O governador também entregou a Carlos Alberto Torres uma placa que simboliza o agradecimento dos torcedores por ele ser o único capitão carioca de uma seleção brasileira campeã do mundo. O ex-jogador, que também ganhará uma exposição de fotos na Torre de Vidro, autografou um quadro com uma foto dele que vai fazer parte do acervo do Museu do Maracanã.

Como parte da solenidade, o filho do homenageado, Alexandre Torres, colocou os pés no molde para também fazer parte da Calçada da Fama, ao lado da marca do pai. Segundo a secretária Márcia Lins, Alexandre ganhou o direito de eternizar seus pés no local por sua contribuição ao futebol carioca em que deu continuidade à tradição de glórias conquistadas por seu pai. Carlos Alberto agradeceu a homenagem, mas, principalmente, a distinção dada ao filho.

– Os títulos que eu e meu filho conquistamos neste estádio dão orgulho para nossos familiares. Eu fui campeão carioca como jogador e como treinador aqui e o Alexandre tricampeão carioca por aquele grande Vasco em que jogou. Mais do que qualquer título que tenha conquistado, a lembrança do Governo do Estado e da Secretaria de Esportes em homenagear o Alexandre Torres na Calçada da Fama, onde fui um dos pioneiros, coroa assim minha vida de desportista – vibrou o Capitão do Tri.

Por fim, o governador disse que todos trabalhadores da reforma do Maracanã vão ganhar o direito de assistir com seus familiares ao jogo de abertura do novo estádio. Cabral também confirmou que o Governo do Estado vai licitar a concessão do Maracanã ainda este ano.

 

Fonte: Governo do Rio