Início Plantão Barra Inauguração do Centro de Treinamento e Simuladores da Helibrás no Recreio, RJ

Inauguração do Centro de Treinamento e Simuladores da Helibrás no Recreio, RJ

 

 

Na sexta-feira, dia 21 de agosto, o prefeito do Rio Eduardo Paes participou da inauguração do Centro de Treinamento e Simuladores na sede da Helibras, no Recreio dos Bandeirantes. O CTS vai oferecer qualificação para pilotos no Full Flight Simulator (FFS), único simulador para helicópteros modelos H225 (mercado de aviação civil) e H225M (para forças armadas) instalado nas Américas. Além disso, o centro está passando por um processo de certificação junto à Prefeitura do Rio para obter o selo “Qualiverde” e, em breve, poderá se tornar um dos primeiros edifícios da cidade a ter essa qualificação de obra sustentável.

 

 

Ao lado do governador Luiz Fernando Pezão; do ministro da Defesa Jaques Wagner; e de autoridades das forças armadas, Paes visitou o simulador que vai permitir ao piloto realizar treinamentos recorrentes e de situações de emergência em um ambiente de realidade virtual, uma vez que possui uma base de dados visual de todo o território nacional, desenvolvida especialmente para os operadores brasileiros. Dessa forma, a tecnologia leva o treinamento para o mais próximo possível da realidade operacional do piloto.

 

 

 

– É uma alegria enorme para a cidade receber um equipamento dessa qualidade. O Rio tem uma vocação para uma tecnologia mais sofisticada, para setor de pesquisa, para formação de quadros. E a decisão da Helibras de trazer esse centro de treinamento pra cá foi absolutamente decisiva para a nossa cidade – afirmou o prefeito.

 

 

 

Com cerca de 2.300 m² de área construída em um terreno de 13.500 m², localizado na altura do número 14.600 da Avenida das Américas, o centro de treinamento conta com uma arquitetura do prédio principal que privilegia o controle de temperatura ambiente e o uso da luz solar na iluminação interna. Painéis solares e a utilização de vidros temperados na fachada ajudam na economia de energia. Além disso, toda a água utilizada é tratada e reutilizada para jardinagem. 

 

 

– É impressionante a qualidade do prédio, a tecnologia e a sustentabilidade implantada aqui. Com certeza será uma referência para o mundo e um orgulho para o país – destacou Pezão.

 

 

A construção do prédio durou pouco mais de dez meses e teve o investimento total de R$ 80 milhões. Com a instalação do CTS, o consórcio Helibras – Airbus Helicopters cumpre mais uma etapa do contrato de fornecimento aeronaves para o Governo Federal. 

 

 

Para os operadores militares, o FFS disponibiliza treinamentos específicos, como voos com óculos de visão noturna (NVG) e de imageador térmico infravermelho (FLIR). Os treinamentos serão realizados na Língua Portuguesa, existindo ainda a possibilidade de receber turmas de alunos estrangeiros, que também operam o H225/H225M, como Argentina e México.

 

 

Além disso, o novo simulador é uma excelente ferramenta para aprimorar o profissional que pilota essas aeronaves, em um cenário que reflete a sua realidade, e com instrutores que entendem as suas necessidades. O treinamento no Brasil também representa uma significativa redução de custos com treinamento e redução do tempo de ausência dos pilotos de suas funções. 

 

 

– O Rio de Janeiro foi escolhido para abrigar o centro de treinamento em função da proximidade com clientes militares e com o mercado de petróleo, que operam as duas versões do modelo, e pelo fácil acesso nacional e internacional através dos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim. Sem contar, é claro, que as belezas naturais da cidade encantam – explicou o presidente da Helibras, Eduardo Marson.

 

 

O Centro de Treinamento e Simuladores ainda contempla espaço para um segundo Full Flight Simulator (FFS), que será definido a partir de estudos de mercado já iniciados pela empresa. O modelo será escolhido de acordo com as necessidades dos operadores brasileiros.

 

PREFEITURA DO RIO