Início Plantão Rio Inaugurada a 1ª Clínica da Família na Zona Oeste

Inaugurada a 1ª Clínica da Família na Zona Oeste

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, acompanhados pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, inauguraram na manhã deste sábado, dia 14, em Realengo, a primeira Clinica da Família da cidade, um novo modelo de atenção básica, com atendimento diferenciado. A unidade, base do Programa Saúde da Família na região, também é a primeira unidade do Município a contar com o serviço de Telemedicina. Na ocasião, o prefeito do Rio recebeu homenagens por seu aniversário, hoje, com direito a bolo e "Parabéns pra Você" cantado por ritmistas da Mocidade Independente de Padre Miguel, e apresentação da Banda da Guarda Municipal.

Situada na localidade do Barata, em Realengo, a unidade beneficiará 24 mil pessoas. Junto com o vice-governador e secretário de obras do estado, Luiz Fernando Pezão, com o secretário estadual de saúde, Sérgio Côrtes, entre outras autoridades, Eduardo Paes percorreu as instalações da nova clínica e conversou com os profissionais de saúde. Após o descerramento da placa de inauguração, o prefeito enalteceu, a importância da clínica para os moradores da região.

– É uma alegria estar aqui em uma data tão especial, por muitos motivos. O principal deles é dizer para vocês que estamos apostando em muitas coisas nesse governo, e a principal aposta é na vida das pessoas. Tenho absoluta certeza de que este projeto vai mudar a história do Rio de Janeiro. A atenção básica no Rio começa a ser construída agora – disse o prefeito, que anunciou a construção de novas unidades da Clínica da Família.

– Pretendemos começar as obras de pelo menos 10 Clínicas da Família na região de Santa Cruz, Guaratiba, Sepetiba e Paciência, que são as áreas que mais carecem de atendimento básico. Depois disso, vamos avançar pela região do Grande Méier. Queremos todas as regiões da Zona Norte, Zona Oeste e Jacarepaguá atendidas pelo Programa Saúde da Família, com uma cobertura total desses lugares, o que representa 40% em toda a cidade. A população, enfim, poderá cuidar de sua saúde com respeito e dignidade – completou Paes.

O ministro da Saúde anunciou o repasse de R$ 30 milhões para o Município do Rio e definiu este momento como a "reestruturação do modelo de saúde do Rio de Janeiro".

– Hoje é um dia muito importante para o Rio de Janeiro. O Ministério da Saúde está colocando aqui R$ 30 milhões a mais no teto financeiro do Rio de Janeiro, e assumindo uma meta conjunta de, até dezembro do ano que vem, a cobertura de Saúde da Família ser de 25% da população. Por isso, posso dizer que a situação da saúde do Rio está mudando, e aquelas cenas de filas nas emergências e pessoas mal atendidas estão com os dias contados. A partir de agora, será o poder público na casa das pessoas, cuidando da saúde de toda a família.

O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, acrescentou que as famílias terão agora um atendimento digno e de alta tecnologia.

As Clínicas da Família integram o programa “Saúde Presente", uma inovadora estratégia de atendimento público de saúde de forma territorializada. Com isso, cada área da cidade terá uma rede formada pelo Programa Saúde da Família, postos de saúde, UPAs, Policlínicas e hospitais de referência. Além disso, a unidade fará o acompanhamento personalizado da população, o que facilitará o acesso e atendimento no local onde moram. As equipes vão coordenar o fluxo de pacientes e os agentes farão visitas frequentes à casa dos moradores, dando orientações sobre promoção da saúde e prevenção de doenças.

Como primeira unidade a contar com os recursos de telemedicina, a Clínica Família ficará interligada à uma central onde equipes de especialistas darão apoio aos médicos da Clínica com uma segunda opinião, além de encaminhar os casos mais complexos para unidades especializadas, entre outros serviços. Vale lembrar que trata-se de um projeto piloto, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com o objetivo é aperfeiçoar e otimizar o serviço prestado na unidade.

A clínica de Realengo tem consultórios de clínica médica, pediatria, hipertensão, aleitamento e ginecologia, além de ala de curativo, imunização, sala de procedimentos e de medicina alternativa. Há, ainda, sala de saúde bucal, uma central de esterilização completa, sala de reunião, farmácia e um auditório com capacidade para 50 pessoas. Construída na Rua Olímpia Esteves, s/n, a clínica funcionará com horário estendido, abrindo para atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Aos sábados, o funcionamento será entre 9h e 12h.
 

Fonte: Prefeitura do Rio