Início Plantão Barra Inaugurado complexo de saúde na Rocinha

Inaugurado complexo de saúde na Rocinha

Os moradores da Rocinha já contam com um moderno complexo de atendimento voltado para a saúde de 3 mil metros quadrados. O equipamento, que integra as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na comunidade, é formado por uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), uma Clínica da Família e um Centro de Atenção Psicossocial (CAPs).

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil será a gestora das unidades, que terá recursos do governo estadual e federal, parceiros no projeto. A UPA, de porte I, terá três consultórios (um adulto, um infantil e um de classificação de risco) e oito leitos. A unidade funcionará 24 horas e oferecerá atendimento médico clínico e pediátrico de urgência e emergência.

Já o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) é um serviço aberto, que proporciona atendimento diário e personalizado a pessoas com diferentes transtornos. A estimativa é que tenha 300 pacientes matriculados, que serão atendidos por 43 profissionais, 22 deles de Nível Superior.

Por fim a Clínica da Família, batizada Maria do Socorro Silva e Souza, contará com 11 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Cada equipe será formada por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, seis agentes comunitários de saúde e um agente de vigilância em saúde. A clínica terá, também, quatro equipes de saúde bucal.

 

 

Fonte: Prefeitura do Rio