O Governo do Estado, através do Grupo Executivo do Programa Delegacia Legal, (órgão vinculado a Secretaria de Obras), inaugura no dia 15 de outubro, às 11h, a 64ª DP e Delegacia Especial Atendimento Mulher – DEAM de São João de Meriti. Com mais estas inauguração, o Programa completará 111 unidades implantadas em todo o Estado do Rio de Janeiro.
A 64ª Delegacia Legal e a DEAM de São João de Meriti formam uma unidade de grande porte, com uma área total construída de 912,62 m² distribuídos em três andares, sendo o primeiro pavimento com 305 m², o segundo com 308 m² e o terceiro com 295m² (DEAM). As duas unidades terão entradas independentes, sendo que a DEAM ficará instalada no 3º andar. Também foi instalado elevador para facilitar à acessibilidade a unidade.
A obra da nova unidade e os equipamentos tiveram um custo de R$ 2.391.457,18. Nesta unidade, foram usadas técnicas modernas de construção civil, através da substituição das vigas de concreto armado por estruturas metálicas, e também foi usada laje do tipo steel-deck (lâminas de aço tratadas com materiais químicos para evitar a corrosão). O novo padrão, além da velocidade, reduz o custo das obras.
A nova delegacia legal terá computadores conectados a central de dados do Programa Delegacia Legal além de impressoras, switch, roteador, scanner, câmera e nobreak. A unidade terá atendentes universitários da área de serviço social e psicologia com experiência em atendimento ao público, além do síndico, que é um técnico não policial que cuida da manutenção predial, do estoque de materiais e de funcionamento de equipamentos. A delegacia será composta por setor de investigação preliminar e de seguimento, além de sala de no break, duas salas de custódia, copa, sala de repouso e sanitários para o público, como também adaptações para portadores de deficiências.
– Estaremos completando 111 unidades implantadas em todo o Estado do Rio de Janeiro. A modernização destas delegacias proporciona um ambiente saudável para o policial e para os cidadãos que a elas se dirigem, podendo dispor de tecnologia de informação, o que torna os registros mais ágeis e consistentes – celebrou César Campos, coordenador do Programa Delegacia Legal.
Fonte: Nova Delegacia Legal