Início Plantão Rio Inaugurado `Gabinete Itinerante` nas maternidades

Inaugurado `Gabinete Itinerante` nas maternidades

Nesta sexta, dia 23/10, a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), inaugurou uma nova etapa do projeto `Gabinete Itinerante`. Depois de iniciar o trabalho nos hospitais de emergência, foi a vez da área materno-infantil passar a ser conhecida mais de perto pelo gestor municipal e sua equipe. A ação aconteceu no Hospital Maternidade Fernando Magalhães (HMFM), em São Cristóvão, após a inauguração de novas instalações da unidade.
Na ocasião, o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, realizou uma reunião com funcionários da maternidade onde foram discutidas questões referentes a recursos humanos, estrutura física, equipamentos e parque tecnológico, entre outras, e anunciou que investirá na capacitação dos profissionais, com incentivo para cursos e pesquisas. Uma nova política para a área materno-infantil também está sendo traçada e será divulgada em breve com foco na melhoria de indicadores, como a redução da mortalidade materno-infantil. 
A próxima maternidade a receber o `Gabinete Itinerante` será a Alexander Fleming, em Marechal Hermes, que já passa por obras de melhorias estruturais em setores como enfermarias, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal e Unidade Intermediária (UI) neonatal.      
Com a inauguração das novas instalações do hall de entrada do HMFM, o fluxo de circulação de pacientes e funcionários ficará melhor e no local funcionará o cartório, a farmácia, a documentação médica e o setor de marcação de exames. Na reforma foram investidos R$ 70 mil. A maternidade, que realiza em média 320 partos por mês, é referência para gravidez de alto risco e pioneira na criação de UTI materno fetal (única na rede pública), na realização de aborto legal (casos previstos em lei), atendimento a vítimas de violência sexual e acompanhamento a recém-nascidos de risco. 

Fonte: Prefeitura do Rio