Início Plantão Barra Inea multa Pedra de Itaúna

Inea multa Pedra de Itaúna

O Condomínio Pedra de Itaúna, na Barra da Tijuca, foi multado em R$ 30 mil por ter descumprido o prazo estabelecido para a reinstalação dos equipamentos danificados de sua Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria do Ambiente, voltaram ao local, nesta quarta-feira (13/05), para nova fiscalização.

Na primeira vistoria, realizada no início do mês, o condomínio foi autuado, em razão de a ETE estar operando apenas com metade da capacidade exigida. Foi verificado que dois dos quatro sopradores (que promovem a aeração do esgoto) não estavam funcionando. O esgoto, tratado inadequadamente, estava sendo despejado na Lagoa de Marapendi.

Durante a ação de hoje, os técnicos constataram que somente nesta quarta-feira foi realizada a troca dos aeradores queimados. Em virtude disso, o condomínio foi multado e intimado a, num prazo de 7 dias, apresentar análise físico-química e bacteriológica completa dos seus efluentes. O laudo deve constatar a ausência total do problema. Caso descumpra a notificação, estará sujeito a nova multa.

Segundo o Vice-Presidente do Inea, Paulo Schiavo, o condomínio pode ter ocasionado um despejo grande de esgoto in natura provocado por falta de aeradores na estação de tratamento, o que obrigou o Inea a usar o instrumento da multa para alertar os responsáveis pelos danos causados ao meio ambiente.

Fonte: Inea