Início Plantão Rio Inea vai monitorar poeira minúscula

Inea vai monitorar poeira minúscula

O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) vai monitorar a quantidade de partículas minúsculas de poeira responsáveis por muitas doenças respiratórias e cardíacas. Segundo o instituto, a poeira fina, nunca antes estudada por um órgão público, será incluída no boletim de qualidade do ar, divulgado diariamente pelo Inea em seu site: www.inea.rj.gov.br. Nesta sexta-feira (14/5), 26 localidades receberão o aparelho de controle deste tipo de poluição. Entre os locais estão o centro do Rio, Niterói e pontos críticos na Baixada Fluminense.

– O ar tem poeira e ela é constituída por partículas. Desde o final da década de 60 há o monitoramento da poeira total do ar. A partir de 1998 começou o monitoramente da poeira que as pessoas inalam. E, agora, vamos monitorar uma poeira muito fina que entra no organismo e é responsável por muitas doenças. Há estudos que correlacionam doenças com a concentração deste tipo de poluente – explica Paulina Porto, gerente de Qualidade do Ar do Inea.

De acordo com Paulina, estas partículas são, em geral, resultantes da queima de combustível fóssil.
– Queremos saber em que locais elas estão acima dos níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Vamos começar a instalar, a partir de sexta, na Região Metropolitana, no Médio Paraíba, no Norte Fluminense, no centro da cidade do Rio, em Niterói, Baixada – disse.

Fonte: Governo do Rio