Início Plantão Rio Inscrição para cursos técnicos gratuitos no SENAI Rio

Inscrição para cursos técnicos gratuitos no SENAI Rio

São 3.795 vagas para cursos em todo o estado, oferecidos através do Pronatec, do Governo Federal Rio, 14 de fevereiro de 2012 Os alunos do 2º ou 3º ano do Ensino Médio regular das escolas estaduais têm até a quarta-feira de cinzas, dia 22, para se inscrever nos cursos técnicos gratuitos do SENAI do Rio. São 3.795 vagas oferecidas neste primeiro semestre através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), lançado pelo Governo Federal.

As inscrições devem ser feitas no site da Secretaria de Estado de Educação (www.rj.gov.br/web/seeduc), que também ficará responsável pela seleção dos candidatos, conforme determinação do MEC. O processo seletivo levará em conta o desempenho escolar dos inscritos. No segundo semestre, serão oferecidas mais 2.475 vagas. As oportunidades neste primeiro semestre são para os cursos técnicos em Administração (Jacarepaguá, Nova Friburgo), Alimentos (Vassouras), Automação Industrial (Benfica, Duque de Caxias, Itaguaí, Jacarepaguá, Macaé, Niterói, Volta Redonda), Comunicação Visual (Maracanã), Design de Móveis (Petrópolis), Edificações (Tijuca), Eletrônica (Barra Mansa, Benfica, Jacarepaguá, Nova Iguaçú), Eletrotécnica (Campos, Jacarepaguá, Petrópolis, Macaé, Niterói, Santa Cruz, Volta Redonda), Informática (Maracanã), Logística (Macaé, Niterói), Manutenção Automotiva (Resende, Tijuca), Mecânica (Barra Mansa, Campos, Itaguaí, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende, Santa Cruz, Volta Redonda), Multimídia (Maracanã), Petróleo e Gás (Benfica, Campos, Macaé), Refrigeração e Climatização (Jacarepaguá), e Segurança do Trabalho (Barra Mansa, Duque de Caxias, Maracanã /Solda, Petrópolis, Niterói, Nova Iguaçú, Resende, Santa Cruz, Volta Redonda).

 

As aulas no SENAI estão previstas para iniciar na primeira quinzena de março e serão ministradas de segunda à sexta, nos turnos da manhã, tarde e noite, dependendo do curso e da unidade escolhida. Os cursos técnicos do SENAI, com Diploma de Técnico de Nível Médio, oferecem teoria e prática em oficinas e laboratórios que reproduzem o ambiente real das indústrias. De acordo com o estudo Decisão Rio, do Sistema FIRJAN, o Rio de Janeiro vai receber, até 2013, investimentos públicos e privados que somam R$ 181,4 bilhões. Assim, os jovens que optarem pela área técnica terão boas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Mais informações sobre as vagas do SENAI no Pronatec também podem ser consultadas em www.vocenaindustria.com.br

 Sistema Firjan – Assessoria de Imprensa