Início Plantão Rio Inscrições abertas: Cursos grátis no Complexo do Alemão

Inscrições abertas: Cursos grátis no Complexo do Alemão

 

Os moradores do Complexo do Alemão interessados em concluir os estudos ou se qualificar para o mercado de trabalho já podem se inscrever nos cursos gratuitos de educação básica e profissional oferecidos pelo SESI e SENAI (Sistema FIRJAN), através de seu programa social SESI Cidadania. 

 

Na quarta-feira, dia 4, foi assinado pelo presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e pelo vice-governador, Luiz Fernando de Souza, Pezão, convênio em que o Governo do Estado do Rio cede salas na Estação Itararé do teleférico para a realização das aulas, que deverão iniciar dentro de um mês. A FIRJAN fará obras de adequação no local. A assinatura aconteceu na própria Estação Itararé, com a realização de aula inaugural de algumas turmas.

 

 

“Já estamos trabalhando em vinte UPPs, incluindo o Morro Azul. Hoje, estamos começando aqui, trazendo cursos, entre eles os de educação profissional e reforço escolar, o que possibilita uma renda melhor para as pessoas. Os que se interessarem já podem se inscrever hoje, aqui mesmo”, adiantou o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

 

 

De acordo com o vice-governador Pezão, é fundamental a oferta de cursos para os moradores. “Não há nada melhor do que trazer a formação para os moradores, e trazer a formação de excelência. Os cursos do SESI e do SENAI são extraordinários. As pessoas que fazem esses cursos já saem empregadas”, ressaltou o vice-governador.

 

O morador Yan Carlos, de 18 anos, já inscrito no curso de Auxiliar Administrativo, diz que o curso gratuito dará condições de melhorar a vida da família. “Quero dar uma boa oportunidade de vida para a minha mãe, para as minhas irmãs e para a minha família. Com essa capacitação, posso conseguir um bom emprego”, disse o morador.

 

A oferta de cursos no Complexo do Alemão tem a parceria da Fetranspor, que disponibilizará o transporte aos alunos, e o apoio da SuperVia. Estavam também presentes na cerimônia o diretor geral do Sistema FIRJAN, Augusto Franco, a diretora regional do SENAI e superintendente do SESI, Maria Lúcia Telles, o diretor de Comunicação da Fetranspor, Paulo Fraga, e o diretor de Operações do Teleférico do Alemão, Luiz de Souza. Em breve, o Sistema FIRJAN terá outras salas para a oferta de serviços na Estação Palmeiras do teleférico do Alemão.

 

Inscrições abertas:

Os cursos de educação básica do SESI já com inscrições abertas aos moradores da comunidade são de Ensino Fundamental / Alfabetização (1º ao 5º ano / 25 vagas), Ensino Fundamental (6º ao 9º ano / 40 vagas), Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano / 40 vagas) e de idiomas (inglês e espanhol básico / 40 vagas). Os cursos de educação profissional são de Auxiliar Administrativo (20 vagas), Almoxarife (20 vagas) e Auxiliar de Operações em Logística (20 vagas).

 

Os interessados, que atenderem aos pré-requisitos de idade e escolaridade, podem se inscrever no SESI/SENAI Vicente de Carvalho (Av. Pastor Martin Luther king Jr, 6.475 – Vicente de Carvalho). Os documentos necessários para inscrição são cópias do RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, além duas fotos 3×4.

 

Pré-requisitos necessários para os cursos:

– Ensino Fundamental / Alfabetização (1º ao 5º ano) – Ter mais de 15 anos

– Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) – Ter concluído o 1º segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e ter mais de 15 anos;

– Ensino Médio – Ter concluído o Ensino Fundamental e ter mais de 18 anos;

– Idiomas – Estar cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental e ter mais de 14 anos;

– Auxiliar Administrativo – Estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio e ter mais de 16 anos;

– Almoxarife – Estar cursando ou ter concluído o 6º ano do Ensino Fundamental e ter mais de 16 anos;

– Auxiliar de Operações em Logística – Estar cursando ou ter concluído o 6º ano do Ensino Fundamental e ter mais de 16 anos.
Sobre o SESI Cidadania – É o programa social do Sistema FIRJAN realizado nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. Lançado em agosto de 2010, leva serviços gratuitos de educação, cultura, saúde, esporte e lazer a moradores de 20 regiões com UPPs. Na medida em que novas unidades são instaladas, o SESI Cidadania chega com serviços sociais.

 

O planejamento é feito de acordo com pesquisa realizada pelo Sistema FIRJAN, que aponta as principais carências de cada comunidade. O programa conta com o trabalho dos agentes SESI Cidadania, que percorrem as ruas para divulgar, explicar e inscrever os moradores nos serviços. Esses agentes, moradores das próprias comunidades, foram contratados pela FIRJAN para acompanhar de perto as necessidades específicas de cada região.

 

Fonte: SESI