Início Plantão Rio Inscrições, até segunda, dia 30

Inscrições, até segunda, dia 30

Cursos gratuitos na Vital Brazil
 
Termina nesta segunda-feira (30/1) o prazo para inscrições nos cursos do projeto Promotores da Vida, criado pelo Instituto Vital Brazil, com patrocínio da Petrobras. Mais de duas mil pessoas já estão na disputa pelas 720 vagas disponíveis em cursos gratuitos até o fim de 2013. O projeto vai beneficiar moradores dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá, que fazem parte do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
 
Os primeiros dois cursos abertos são os de auxiliar técnico de biotério e auxiliar técnico de laboratório. Ambos serão ministrados na sede do IVB, em Niterói, com 20 vagas cada um. O resultado será divulgado no dia 1º de fevereiro, no site do projeto (www.vitalbrazil.rj.gov.br/promotoresdavida).
 
As aulas estão previstas para começar no dia 6 de fevereiro.  "O objetivo é qualificar as pessoas em situação de vulnerabilidade social e trazê-las para o mercado de trabalho formal. Dentro do projeto existe um estudo de empresas que poderão absorver essa mão de obra – disse Cláudio Maurício, diretor executivo do projeto.
 
Ao final do curso, 20% dos alunos, aqueles que se destacarem, receberão uma bolsa para fazer estágio.
 
Novas oportunidades
Outras turmas serão abertas em breve. Além da qualificação em biotério e laboratório, há opções de outros cursos como auxiliar técnico de controle de vetores e pragas urbanas; auxiliar técnico de jardinagem, paisagismo e manutenção em áreas verdes; e monitor ambiental em saúde. Os interessados nestes outros também já podem se inscrever. As inscrições são feitas pela internet, no site do projeto. Além do instituto, há outros polos que receberão os cursos: o Centro de Integração da Petrobras (em São Gonçalo), a sede do projeto (Campus Vital Brazil em Tanguá) e Fazenda Vital Brazil (Cachoeiras de Macacu).
 
A seleção é feita por uma assistente social, que analisa a vulnerabilidade social de cada inscrito. Podem participar pessoas com idade entre 15 e 59 anos, que estejam matriculadas no ensino público (ou que sejam egressas da rede pública de ensino) e que tenham concluído o ensino fundamental. Para se inscrever, é preciso, ainda, estar desempregado ou empregado sem carteira de trabalho assinada e possuir renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
 
Mais informações podem ser obtidas no site www.vitalbrazil.rj.gov.br/promotoresdavida ou pelo telefone 0800 022 1036.
 
O Instituto Vital Brazil é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado ligada à Secretaria de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.
 

Fonte: Prefeitura