Início Destaque Inscrições para Prêmio FOCO ArtRio 2024 vão até 14 de junho

Inscrições para Prêmio FOCO ArtRio 2024 vão até 14 de junho

As inscrições para o Prêmio FOCO ArtRio, completa 10 anos de existência em 2024, vão até dia 14 de junho. Durante sua trajetória, o prêmio reconheceu mais de 30 artistas, que receberam como premiação residências artísticas. Este ano, com o apoio do Instituto Cultural Vale, o Prêmio vai selecionar mais cinco artistas.

Com um importante trabalho de reconhecimento, fomento, valorização e divulgação de artistas visuais brasileiros, o Prêmio FOCO ArtRio quer estimular o desenvolvimento e o crescimento profissional.

As inscrições são gratuitas e vão até 4 de junho, no site da ArtRio, onde está disponível o edital completo. Podem participar artistas brasileiros, com até 15 anos de carreira.

As residências parceiras do Prêmio FOCO ArtRio esse ano são: Solar dos Abacaxis (Rio de Janeiro, RJ); Chão Slz (São Luis, MA); Residência Cabra (Ilha do Ferro, AL); Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes (Goiânia, GO); e Escola das Artes Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, PT).

Os premiados receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente a suas pesquisas durante o período de residência, que poderá ser realizado entre novembro de 2024 e agosto de 2025. Além disso, participarão da próxima edição da ArtRio, que acontece de 25 a 29 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.

A seleção dos artistas para a premiação será realizada por um Comitê Curatorial com direção de Bernardo Mosqueira, participantes das residências parceiras e representantes do Instituto Cultural Vale.

O Prêmio FOCO é reconhecido pelo mercado de arte brasileiro como o primeiro degrau da jornada de premiações.
Ao realizar o Prêmio FOCO ArtRio, temos a possibilidade de reconhecer e dar visibilidade nacional a artistas das mais diferentes regiões do país. Ao ter residências artísticas como premiação, acreditamos no incentivo ao aprendizado, desenvolvimento de novas técnicas, interação com novas realidades e culturas. Queremos cada vez mais trazer para o mercado talentos diversos, que irão contribuir para o enriquecimento do setor”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.viEm 2023, o Prêmio FOCO ArtRio recebeu um número recorde de inscrições desde sua criação. Foram 606 projetos, ndos de 25 estados brasileiros. As mulheres dominaram a cena com 60,9% do total de inscrições. Dedicado a novos artistas visuais brasileiros, que tenham até 15 anos de carreira, 33,9% dos candidatos têm entre 25 e 34 anos, e 24,4% têm entre 18 e 24 anos. Como a idade não é um limitador para a inscrição, mas o tempo de experiência, 12,4% dos artistas inscritos têm mais de 55 anos.

Dúvidas sobre o Prêmio FOCO 2024 serão esclarecidas pelo email [email protected]

Edições anteriores – Vencedores Prêmio FOCO ArtRio

2023

Yhuri Cruz

Laryssa Machada

Monica Costa Ventura de Oliveira

UYRA

Rose Afefé

Geane Viana de Souza

2022

Alice Silveira Yura

Andrea Hygino

Edgar Pereira da Silva

Iagor João Barbosa Peres

Lucimélia Romão

Priscila Rooxo

2019

Rafael BQueer

Tiago Sant´Ana

2018

Ana Hupe

Aline Xavier

Paul Setúbal

2017

Cleverson Luis Salvaro

Iris Helena

Ismael Agliardi Monticelli

2016

Ivan Grilo

Jaime Lauriano

Romy Pocztaruk

2015

Beto Schwafaty

Carla Chaim

José Carlos de Mélo

2014

Anna Costa e Silva

Renato Hofner

Ricardo Castro

2013

Lucas Simões

Rafael RG

Alan Fontes

#artrio

#artrio2024

#compartilhearte

MAIS INFORMAÇÕES

FleishmanHillard: Renata Pacheco Jordão