Início Plantão Brasil INSS ganhará mais assistentes sociais

INSS ganhará mais assistentes sociais

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nomeará, a partir de 1º de junho, os 900 aprovados no concurso de Analista do Seguro Social com formação em serviço social. O concurso será homologado pelo INSS até o final deste mês. A portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizando a nomeação foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Após a nomeação, o aprovado terá 30 dias para tomar posse e 15 dias para assumir o cargo. Em seguida, os novos servidores irão realizar um curso de ambientação que deverá ser realizado entre a segunda quinzena de junho e a primeira de julho. Segundo o diretor de Departamento de Recursos Humanos do INSS, Walter Emura, a expectativa é a de que as nomeações ocorram na primeira semana de junho.

Os novos servidores irão atuar na avaliação social das pessoas com deficiência para a concessão de benefícios previstos na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Eles ficarão responsáveis pela análise de fatores ambientais, sociais, familiares e pessoais da pessoa com deficiência.

Realizado no dia 11 de janeiro deste ano, o concurso cumpre o Decreto nº 6.214/2007, que fixa novo modelo de avaliação da pessoa com deficiência, determinando duas análises – médica e social -, que devem seguir os princípios estabelecidos pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, o INSS conta com 531 assistentes sociais, mas, com as nomeações, o quadro passará para 1.200 profissionais.

Fonte: INSS