Início Plantão Rio Instalação trará oportunidades no turismo

Instalação trará oportunidades no turismo

As oportunidades de negócio no setor de turismo com a instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) serão apresentadas em seminários temáticos em novembro, em Casimiro de Abreu, Niterói, Cachoeiras de Macacu e Tanguá. A iniciativa é do Sebrae/RJ, em parceria com as prefeituras dos municípios e a TurisRio.

Os seminários são compostos por duas palestras. Na primeira, Arnaldo Farias, ex-prefeito de Cabaceiras (PB) por dois mandatos, abordará os cenários e tendências para o turismo. Farias mostrará as iniciativas aplicadas em sua cidade – conhecida como Roliúde Nordestina – que o levaram a ser Prefeito Empreendedor da Região Nordeste, em 2004. Já a segunda palestra, sobre o empreendedorismo no turismo, será adequada ao perfil de cada município.

Para realização dos seminários, o Sebrae/RJ está mobilizando empresários, empreendedores, representantes do setor público e do trade turístico local.

Sobre o Comperj – O perfil socioeconômico de Itaboraí e municípios adjacentes passará por uma grande transformação graças à instalação do Comperj, projeto da Petrobras cujos investimentos superam os US$ 8,4 bilhões. Estima-se que o Complexo vai gerar mais de 200 mil empregos, diretos e indiretos, durante os cinco anos da obra e após a entrada em operação, todos em escala nacional, além de uma economia para o país de mais de US$ 2 bilhões/ano em divisas. Previsto para entrar em operação em 2012, terá capacidade para processar 150 mil barris/dia de óleo pesado e aumentará a capacidade nacional de refino de petróleo com consequente redução da importação de derivados, como a nafta, e de produtos petroquímicos.

Muitas indústrias que fazem parte da cadeia produtiva petroquímica deverão ser atraídas pelo Complexo e poderão se instalar nos municípios vizinhos e ao longo do Arco Rodoviário, que ligará Itaboraí ao Porto de Itaguaí. Para atender a essa demanda, a Petrobras, em parceria com as prefeituras, desenvolveu o Centro de Integração do Comperj, com atuação em todos os municípios do entorno do Complexo: Itaboraí, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Niterói, Maricá, Magé, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá.

O Comperj deverá gerar, ainda, oportunidades de investimentos para fornecedores de bens e serviços para o Complexo e para empresas associadas, nas áreas da construção civil, marcenaria, armazenagem e manuseio de carga, pintura e jateamento industrial, fibra de vidro, manutenção industrial, metal-mecânica, inspeções de equipamentos, Equipamentos de Proteção Individual, locação de andaimes e containers, confecções, alimentação, hotelaria, segurança patrimonial, serviço de limpeza, aluguel de veículos, aluguel de máquinas especializadas, serviço de descarte de resíduos e serviço de reprografia. As oportunidades não param por aí. Empresas relacionadas às matérias-primas que serão utilizadas pelo Comperj também terão vez, principalmente as do setor plástico, como as de fabricação de laminados planos e tubulares, de embalagens e de artefatos diversos fitos com o material.

Programação:
Dia 24 de novembro – Cachoeiras de Macacu
Horário: das 9h30 às 13h30
Local: Rua Oswaldo Aranha, nº 6 – Campo do Prado
Dia 25 de novembro – Tanguá
Horário: das 9h às 13h
Local: Rodovia BR-101 Km 281 – Duques
Serviço:
Seminários Temáticos de Turismo na Região do Comperj
Dias 24 e 25 de novembro
Locais: Cachoeiras de Macacu e Tanguá
Confirmação de presença pela Central de Relacionamento do Sebrae/RJ: 0800 570 0800 ou pelo email: [email protected]
 

 

Fonte: Sebrae