No dia 8 de abril, comemorou-se o `Dia Mundial de Combate ao Câncer`. Como sabemos, a ciência médica vêm avançando muito nesse segmento; a cura vem sim sendo obtida em muitos casos. E a prevenção, se observada da maneira devida, com seu inegável grau de importância, tem de aumentar ainda mais esses índices de cura. A prevenção é sempre o melhor remédio.
"O câncer é curável, é curado, precisa ser enfrentado e, sobretudo, prevenido", é o que afirma Dr. Iran Silveira Lucas, presidente da Associação Brasileira de Assistência aos Cancerosos, uma das muitas entidades filantrópicas, sérias, especializadas em oncologia.
"Por exemplo, o câncer de colo de útero, se feito um exame ginecológico simples, preventivo, é perfeitamente curável em seu início. O câncer de mama também, com o auto-exame, com a mamografia. Basta que se atente para a prevenção, para a necessidade de se procurar regulamente os profissionais. Esse ato, de se cuidar preventivamente, tem o poder de salvar vidas. Exames preventivos são determinantes para uma vitória inquestionável contra o câncer", prossegue Dr. Iran.
O profissional cita outros exemplos em que a prevenção é tudo. O câncer de pele, seus índices diminuem sensivelmente, com cuidados simples como usar-se protetor solar, reaplicando-o ao expor-se ao sol na praia, piscina, de 40 em 40 minutos, com o respeito aos horários sugeridos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Cita ainda o câncer de pulmão; classificando o cigarro como um grande mal, comprovado não só no que tange ao câncer de pulmão, mas também ajudando a gerar doenças cardíacas, vasculares, problemas de pressão, infarto, etc,.
Enfim, o `Dia Mundial de Combate ao Câncer` deve, por certo, ser todos os dias. Nossa saúde necessita ser cuidada e celebrada sempre! Nosso corpo é um `templo` que devemos respeitar e dignificar; procurando dar a ele uma alimentação saudável, praticando atividades físicas regulares, com a devida orientação, evitando `agressões`, como o cigarro, como os excessos etílicos. Ir periodicamente à profissionais médicos, fazer os exames preventivos é vital nesse combate ao câncer, que deve ocorrer todos os dias, em todos os momentos, em todos os nossos pensamentos e atitudes.
PREVENÇÃO E FÉ: ‘REMÉDIOS’ POTENTES
“Há algum tempo, em um exame de rotina, preventivo, descobri um câncer de mama. No princípio, lógico, foi um choque. Mas confiei no especialista, na medicina, fiz a cirurgia necessária, o tratamento e estou aqui, plenamente curada. Quero aqui ressaltar também a importância da fé. A fé é indispensável no processo de cura, seja qual for a doença. Tive muita, em todos os momentos. Orei bastante, sei da importância da medicina dos homens e a de Deus”, conta-nos uma senhora, moradora do Recreio dos Bandeirantes. Essa senhora tocou em ‘pontos-chaves’: exames preventivos, tratamento e fé.
Hoje, a ciência médica comprova através de pesquisas que até mesmo a oração é determinante para a saúde, para curas. Independente de que religião seja, mas professar a fé, orar, são atos extremamente saudáveis e que nos induzem a uma melhor qualidade de vida. Pessoas que têm fé vivem mais e melhor, respondem melhor a tratamentos, chegam mais às curas. Quem nos diz é a sociedade científica. Hoje, podemos dizer as curas são o resultado do encontro entre médicos, pacientes e Deus.
Quem quiser obter maiores informações, ajudar, conhecer, buscar auxílio, a Associação Brasileira de Assistência aos Cancerosos, ABAC, aqui abordada, possui sede na Av. Almirante Barroso 06, sala 1803, CEP:20031-005, Rio de Janeiro, RJ. Tels: (21)3976-9696 / (21)3976-9600
Fonte: Assessoria Felipe Januzzi