Início Plantão Rio Instituto do Cérebro inova em neurocirurgia contra o Mal de Parkinson

Instituto do Cérebro inova em neurocirurgia contra o Mal de Parkinson

Instituto-de-cerebroEm duas horas e meia, a equipe de neurocirurgia do Instituto Estadual do Cérebro colocou um ponto final na espera de nove anos da dona de casa Arari Marotti Mariani, de 49 anos, por uma cirurgia para tratar a doença de Parkinson. O procedimento aconteceu na segunda-feira (19/8), em uma das salas inteligentes do hospital, e a paciente já recebeu alta. Arari, mãe de três filhos e avó de três crianças, só pensa em ter uma vida normal.

 

Além dela, a unidade especializada em cirurgias no cérebro já operou outras cinco pessoas com Mal de Parkinson. Em vinte dias do centro cirúrgico em funcionamento, já foram feitas 21 intervenções, sendo dez para a retirada de tumores cerebrais.

 

A primeira cirurgia do Instituto Estadual do Cérebro garantiu qualidade de vida para o aposentado Paulo Roberto Nogueira Quintanilha, de 62 anos. Morador de Cabo Frio e portador de Mal de Parkinson, ele foi submetido a uma operação complexa e inédita no serviço público. O procedimento foi realizado pelo diretor de neurocirurgia da unidade, Paulo Niemeyer Filho. Vinte e quatro horas depois, Paulo recebeu alta e está livre dos tremores do braço direito.

 

– Eles começaram de leve e foram aumentando. Isso me fez ficar sem autoestima. Com a cirurgia, espero voltar a fazer o que eu gosto. O Instituto Estadual do Cérebro me fez ter esperanças em dias melhores – disse Paulo.