Início Plantão Barra Instituto Jorge Vaitsman inaugura ala exclusiva pra gatos

Instituto Jorge Vaitsman inaugura ala exclusiva pra gatos

 

 

O Instituto de Zoonoses e Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, em São Cristóvão, inaugura na manhã de quarta-feira (25/10) uma ala de atendimento exclusivo para gatos, O local conta com três consultórios, uma sala de espera e uma sala de soroterapia e administração de medicamentos. 

 

Os tratamentos oferecidos pelo instituto aos gatos são para esporotricose, sarnas, micoses, verminosas e todos os tipos de zoonoses que acometem esses animais, bem como atendimento clínico para qualquer sintoma que o animal esteja passando. O atendimento às zoonoses e a vacinação contra a raiva são gratuitos e, para outras doenças, exames, cirurgias e cremação, é cobrada uma taxa simbólica.

 

A nova ala integra as comemorações do centenário do instituto, que é referência para a vigilância em zoonoses no Brasil, que são as doenças que os animais transmitem aos humanos. Uma história que começa em 1917, com o controle sanitário das vacas leiteiras do município, para prevenir a tuberculose humana, que poderia ser transmitido pelo leite, que na época era vendido cru e ainda não existia antibióticos para essa doença. No local também era prestada assistência medico veterinária aos animais de carga que puxavam as carroças do serviço de coleta de lixo da cidade.

 

Logo depois, o trabalho se estendeu para a profilaxia da raiva, com observação dos animais suspeitos, diagnóstico dos animais positivos e produção de vacina antirrábica. Na época, a doença matava tanto os animais quanto os seres humanos. Mais tarde, quando se obteve o controle da raiva em cães e gatos no município, aboliu-se o sacrifício dos animais errantes. Hoje, a doença em humanos encontra-se controlada no município há mais de 33 anos.

 

Para manter esse controle, o Instituto também atua em conjunto com os postos de atendimento às vítimas de agressão por animais, observando os animais agressores e sendo o único laboratório do estado do Rio de Janeiro que faz o exame de sorologia humana para raiva gratuitamente, para comprovação da imunidade pós vacina contra o vírus rábico.

 

Além da raiva, outras zoonoses também são estudadas pelo instituto. Há no local laboratórios responsáveis pelo diagnóstico de leptospirose, criptococose, leishmaniose e esporotricose. Para essa última oferece tratamento gratuito. Também há no local projetos para adoção, posse responsável e castração gratuita de cães e gatos, visando o controle das zoonoses, diminuição da população de animais abandonados no município.

 

A unidade também dispõe de cemitério e crematórios que permitem uma destinação adequada a carcaças dos animais da população e das clínicas do município. 

 

O Instituto Jorge Vaitsman fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, em São Cristóvão.