Início Plantão Rio Instituto Tocando em Você lança musical durante encontro internacional que reúne jovens...

Instituto Tocando em Você lança musical durante encontro internacional que reúne jovens dos cinco continentes

images

 

O Instituto Tocando em Você (ITV) é palco, hoje (dia 19), de parte das programações do Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM) que tem o tema “CHANGE: faça a diferença!” e irá reunir, a partir das 14h30, jovens dos cinco continentes com o objetivo de possibilitar uma experiência de encontro, partilha, intercâmbio, crescimento pessoal e articulação por meio de um processo de formação, ação solidária e espiritualidade.

 

 

Dentro das mostras artísticas programadas o ITV irá lançar o musical “Todo esse lance que rola” baseado no livro do sociólogo Mauricio Murad , que conta a história de namoro e futebol, tendo como viés a história do Brasil de 1958 aos dias atuais, através de uma linguagem multimídia aliada ao teatro, dança, música e cinema.

 

 

O musical, que só vai estrear no Rio de Janeiro em agosto, se passa com dois jovens, Alfredo e Laura, que descobrem o universo do futebol e de personagens lendários como Neném Prancha e o jogador Heleno ao som de músicas de Cartola, Chico Buarque, Lamartine Babo, além de músicas autorais de Weber Lago e Simone Colucci, criadas especialmente para o espetáculo.

 

 

Na pele do cartola, Allan Pelegrini contracena com alunos do Ponto Estadual de Cultura Tocando o Rio, que tem a trilha musical com músicos ao vivo. A direção teatral é assinada por Aline Alesie; a adaptação do texto é de Simone Colucci; direção musical de Gilvan Melo; os arranjos de Weber Lago; direção coreográfica de Priscila Santos e a direção cinematogáfica de Pgillip Johnston.

 

 

Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM)

O Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM) é uma realização do Instituto Marista e a União Marista do Brasil (UMBRASIL) e acontece até o proximo dia 22, semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude, que contará com a presença de padres, monges e jovens maristas dos cinco continentes.

 

 

Instituto Tocando em Você (ITV)

O Instituto Tocando em Você (ITV) é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, criado em 2000 pelo Grupo Educart, com o objetivo de democratizar ampla ação cultural através de projetos educacionais, artísticos, terapêuticos, tecnológicos e profissionalizantes, fundamentados no respeito à diversidade humana e na luta pela inclusão social.

 

 

O público alvo do ITV é a criança e o jovem, inclusive os portadores de necessidades especiais, com ações extensivas ao adulto e à terceira idade, mantendo característica de ampla atuação em vários segmentos da família, trabalhando junto às comunidades carentes da Grande Tijuca e de outros bairros do Rio de Janeiro, através de movimentos, eventos, campanhas e projetos.

 

 

Ao valorizar a participação de cada um, estabelece como condição para o ingresso nos projetos sociais, estar matriculado e cursando escola regular ou frequentar o programa, do ITV, de reinserção escolar – UTI Social Pedagógica – com o objetivo de, a curto e médio prazo, retornar à escola. Aos maiores de idade, há o incentivo a frequência às Oficinas de Língua Portuguesa, Informática, Capacitação Profissionalizante, Produção Cultural e História da Cidade do Rio de Janeiro que o Instituto oferece.

 

 

O Ponto de Cultura Tocando O Rio

Idealizado e realizado desde 1999, o Projeto Tocando o Rio, desde julho de 2010, atende 300 jovens carentes com a realização de um amplo projeto de cultura e turismo cultural alicerçado na vivência de áreas artísticas e de desenvolvimento humano sustentável: Música (Percussão), Multimídia, Produção Cultural, História da cidade do Rio de Janeiro, Cidadania, Línguas Estrangeiras aplicadas ao Turismo Cultural.

 

 

A Capacitação de 100 jovens, a cada ano, de escolas públicas da Grande Tijuca, resulta na formação de Orquestra de Sopro, Voz e Percussão. Como desdobramento da ação realiza Show “Tocando o Rio” e “Oficina Show” voltado para a difusão do projeto para estudantes de Escola Pública e turistas em museus, teatros,escolas,praças,hotéis e pontos turísticos da cidade.

 

 

O empenho do Instituto Tocando em Você e dos profissionais envolvidos levou a realização de  70 eventos possibilitando aos alunos ampla vivência da prática cultural, não só ligada a performance mas, a produção e o turismo cultural. Dentre vários eventos, destaca-se a “1ª Mostra Brasitália”  realizada em dezembro de 2009 e “Visita e Oficinas da Rede de Latino Americana de Teatro em Comunidade” em julho de 2012  como práticas de intercâmbio cultural.

 

O projeto “Tocando O Rio” conta com patrocínio do Governo Federal (Programa Cultura Viva) e da Secretaria Municipal de Cultura.

 

 

SERVIÇO

Peça “Todo Lance que Rola”

Durante programação do Encontro Internacional de Jovens Maristas (EIJM)

Dia: 19 de julho (hoje, sexta-feira)

Horario: 14h30

Local Teatro e Cine Club Tocando em Você – Rua General Roca, 362 Tijuca

Entrada: FRANCA

Classificação: Livre