Início Plantão Brasil Internet pela televisão no interior do Amazonas

Internet pela televisão no interior do Amazonas

Um estúdio montado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Manaus vai garantir a transmissão de aulas, minicursos, palestras e mesas-redondas para estudantes do ensino fundamental, médio e superior de todos os municípios do interior do estado. A iniciativa faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre simultaneamente em todo o país até o próximo domingo (25).

Com a ajuda da tecnologia internet por televisão (IPTV), os estudantes do interior do Amazonas poderão ter acesso à programação organizada em Manaus. No total, 700 pontos de recepção interativa foram instalados em salas de aula da UEA e em escolas da Secretaria de Educação do Amazonas.

Na capital do Amazonas, a base das atividades está localizada na zona leste, no Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (Sesi). No local foi montada a estruturada da Estação Ciência – que reúne a exposição de 60 estandes de instituições, empresas e escolas. Para a reitora da Universidade Federal do Amazonas, Márcia Perales, a programação representa uma oportunidade única para que as instituições apresentem o que já produzem em laboratório e, assim, contribuam para a popularização da Ciência.

“Essa relação sociedade-academia é muito mais próxima e presente atualmente. A produção científica não tem sentido se não houver inclusão e divulgação para a população”, ressaltou.
Este ano, o tema da semana nacional é Ciência no Brasil. No Amazonas, o evento contará també

m com exposições itinerantes e atividades como as Portas Abertas – iniciativa que será realizada por 38 instituições com mais de 200 oficinas e 400 palestras em todo o estado.

Uma das principais instituições de pesquisa sobre a Amazônia no mundo – o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) – organizou centenas de ações especialmente para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. De acordo com o coordenador de Extensão do Inpa, Carlos Roberto Bueno, o Instituto contabiliza até o momento cerca de 150 atividades em todo o Amazonas, além de ações no núcleo do Acre e exposição da barraca Amazônia Noturna, em Brasília.

 Para o estande do Inpa no Clube do Trabalhador em Manaus, a expectativa é que cerca de 50 mil pessoas visitem o local. O Inpa também organizou uma exposição no Colégio Amazonense Dom Pedro II, localizado no centro de Manaus.

 

Fonte: Agência Brasil