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Internet x horário político

Bastaram apenas quatro anos para que o comportamento do eleitorado mudasse. Se até 2006  percebia-se que durante a veiculação da propaganda política obrigatória o nível de acessos à internet aumentava, nas eleições deste ano o mesmo fenômeno não se constata. Entretanto, por outro lado, houve aumento significativo na busca e utilização de ferramentas na hora de conquistar o eleitor. No data center Hostlocation, apenas no mês de agosto, 19% de toda demanda por hospedagem de sites tinha alguma relação com política. A procura por serviços de e-mail marketing também sofreu considerável aumento: 14% de todas novas contas registradas no mês tinham alguma relação com partidos ou candidatos específicos. E a caminho do segundo turno, o ritmo se mantém o mesmo.
Para Marcelo Safatle, diretor executivo do data center, o número é expressivo, mas também demonstra um novo perfil do internauta brasileiro: “Inegavelmente a internet exerce um papel importante nas eleições deste ano, mas o que percebo é que o público está ficando cada vez mais segmentado, o que explica o nível estável de acessos durante o horário eleitoral”, analisa.
Especialista em mídias sociais e Web 2.0, Marcelo Teixeira segue o raciocínio de Safatle. Segundo ele, a internet é hoje mais uma plataforma de comunicaç& #227;o e por isso tem atraído mais pessoas. Entretanto, parte do público ainda vê nela apenas uma ferramenta de pesquisa, o que explica a segmentação das mídias. 
 
O fato é curioso inclusive por causa da importância que a rede de computadores ganhou nas eleições deste ano. Embalados pelo “Efeito Obama”, quando nas eleições norte-americanas de 2008 o candidato democrata à presidência ganhou popularidade na internet e chegou a arrecadar U$ 500 milhões por meio das redes sociais, muitos políticos brasileiros também apostaram nesta prática para aumentar sua visibilidade e angariar votos.
A tendência é que cada vez mais os políticos voltem suas atenções para a nova pla taforma: “É algo que vai acontecer gradualmente, mas não tenho dúvidas de que nas próximas eleições mais políticos estarão presentes no ambiente web”, assegura o diretor da Hostlocation.       

Fonte: Assessoria