Início Plantão Barra Interrupção das obras preocupa moradores

Interrupção das obras preocupa moradores

Por Eduardo Tavares*

repórter especial AIB

Moradores do Recreio estão revoltados com a interrupção das obras para a construção da ponte definitiva, sentido praia, localizada sobre o Canal das Taxas. Após muitas reivindicações dos moradores, a provisória foi inaugurada em 27 de janeiro pelo secretário municipal de Obras, Luiz Antônio Guaraná.  Segundo a Associação de Moradores do Bairro do Recreio (Amore), a ponte provisória construída em caráter de emergência para suportar o fluxo de veículos no verão passado deveria ser substituída por uma definitiva em um prazo de 60 dias, o que não aconteceu. De acordo o presidente da Amore, Dair Zanoteli, a segurança dos motoristas que trafegam pela ponte provisória não está sendo levada em conta.

– Estou  preocupado com a permanência prolongada de uma ponte que não é a definitiva. Se foi classificada como provisória, é porque não deve ter a estrutura necessária para receber constantemente um volume grande de veículos – alertou Zanoteli. – Visito periodicamente o local e constato como a ponte trepida com a tráfego de veículos nos fins de semana. O barracão de obras localizado ao lado da estrutura também está fechado.

O líder comunitário diz que a comunidade local sofreu durante anos com o péssimo estado das antigas pontes de madeira e o impasse que surgiu durante o processo de substituição das estruturas.

– A retirada delas, de uma só vez, causou enormes engarrafamentos no bairro. Após muitos pedidos, inauguraram uma provisória que foi útil em um determinado momento. Agora, queremos a definitiva como foi prometida – confirmou Dair Zanoteli. –  Existe outro detalhe. Na outra ponte no sentido praia Avenida Baltazar da Silveira, os guarda corpos não foram finalizados.

A situação da ponte provisória do Canal das Taxas chegou à Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A pedido dos moradores do Recreio, um requerimento elaborado pelo vereador Carlo Caiado (DEM) foi enviado à Mesa Diretora da Câmara, na semana passada, cobrando da Secretaria Municipal de Obras (SMO) uma explicação sobre a interrupção das obras de construção da ponte definitiva.

A Secretaria Municipal de Obras confirmou que ainda falta a execução da ponte definitiva, substituindo a provisória, no sentido praia.  A SMO informou que aguarda a liberação de recursos para que a obra seja reiniciada. O prazo previsto para que isso aconteça é de 20 dias, ou seja a partir de 18 de maio.

A subprefeitura da Barra e Jacarepaguá lembra que apesar das inúmeras solicitações dos moradores do Recreio quanto ao conserto da ponte de madeira, que estava bastante deteriorada, sobre o Canal das Taxas, nada foi feito no ano passado. Em janeiro deste ano, com a nova gestão municipal, foi instalada uma ponte provisória que ajudou a reduzir os transtornos dos motoristas que trafegavam pelo local. A subprefeitura acrescenta que, em menos de 60 dias da posse, a atual gestão inaugurou uma ponte nova em pleno verão. De acordo com a subprefeitura, isso serviu para minimizar os problemas para os frequentadores da orla do Recreio, cariocas e turistas. Segundo o subprefeito da Barra, Tiago Mohamed, o restante dos trabalhos que faltam ser executados na ponte deverão acontecer num período de menor movimento no local, como por exemplo no inverno.
 

 

Fonte: Amore e Subprefeitura Barra