A maior obra de infraestrutura urbana em execução na América Latina entra na reta final: faltam apenas 700 metros para a conclusão da escavação dos túneis no eixo Barra da Tijuca – Ipanema. O ano de 2016 será de muito trabalho e entregas, com a conclusão das obras metroviárias neste trecho e o início da operação, em julho, ligando as zonas Oeste e Sul da cidade.
A Linha 4 chegou ao mês de dezembro com 83% das obras concluídas. Na Barra da Tijuca, a construção da ponte estaiada terminou na primeira quinzena de dezembro. Com o fim das escavações em cinco estações, a fase de acabamentos ganhou fôlego: o piso de granito passou a ser assentado, as paredes receberam revestimento com pastilhas e placas de cerâmica coloridas, salas técnicas foram construídas e as instalações elétricas começaram a ser feitas. Do lado de fora, as estações já mostram como vão ficar, com estruturas metálicas envidraçadas nos acessos de passageiros. Escadas rolantes e elevadores também estão sendo instalados em quatro delas.
O ano de 2015 foi marcado por momentos importantes, cumprindo o cronograma da Linha 4: o ‘Tatuzão’, que escava os túneis na Zona Sul, passou pelas três estações de Ipanema e Leblon. Em março, a máquina alemã rompeu a parede da Estação Nossa Senhora da Paz; e, em julho, chegou submersa à Estação Jardim de Alah, numa metodologia inédita na engenharia brasileira. Em dezembro, o ‘Tatuzão’ partiu da Estação Antero de Quental em direção à caverna, na região do Alto Leblon.
É lá o ponto exato onde haverá o encontro deste túnel com aqueles escavados a partir da Barra da Tijuca. Dos 16 quilômetros de túneis, aproximadamente 13 quilômetros estão escavados. No ano passado, os colaboradores concluíram a escavação de todo o trecho em rocha, entre a Barra e a Gávea, passando pelo Alto Leblon. Os trilhos já estão sendo instalados e alcançaram mais de 20 quilômetros, dos 32 totais, considerando as vias nos dois sentidos.