Início Plantão Rio Into promove mutirão de cirurgias de quadril no Rio de Janeiro

Into promove mutirão de cirurgias de quadril no Rio de Janeiro

Terá início nesta quinta-feira (02), no Rio de Janeiro, o 20º mutirão de cirurgias realizado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into). A iniciativa tem o objetivo de reduzir o tempo de espera por procedimentos ortopédicos no estado e ficará concentrada na colocação de próteses de quadril realizada para o tratamento de doenças que afetam a articulação. A previsão é que 100 pacientes sejam atendidos até a próxima quarta-feira (08).

 

 

O procedimento, conhecido como artroplastia primária de quadril, é de alta complexidade e consiste em implantar uma prótese para substituir a articulação desgastada por doenças como artrose, artrite e problemas circulatórios na cabeça do fêmur. A cirurgia está entre as principais demandas no Instituto.

 

 

“A artrose limita a vida porque causa dor, diminuição do movimento da perna e encurtamento do membro. Considero essa cirurgia a de maior sucesso na ortopedia porque melhora a dor e restaura o movimento da perna, permitindo que o paciente volte a andar e retorne às suas atividades cotidianas”, explica o chefe do Centro de Cirurgia de Quadril do Into, o ortopedista Marco Bernardo Cury.

 

 

Segundo o Into, em 2013 foram realizados 1.109 procedimentos cirúrgicos diversos de quadril, sendo 769 de artroplastia total primária para a colocação da primeira prótese. O Centro de Cirurgia de Quadril do Instituto é composto de equipe multidisciplinar e realiza cerca de 700 consultas por mês.

 

Assessoria