Início Plantão Rio Ipanema e Leblon terão áreas de lazer durante obra da Linha 4

Ipanema e Leblon terão áreas de lazer durante obra da Linha 4

 

Frequentadores das praças Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e Antero de Quental, no Leblon, vão ganhar dois espaços provisórios de lazer e ginástica durante a implantação da Linha 4 do Metrô (Ipanema – Barra da Tijuca). As áreas destinadas especialmente a crianças e idosos foram construídas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pelo Consórcio Linha 4 Sul – responsável pelas obras de Ipanema à Gávea – e serão abertas ao público na segunda-feira (10/12).

 

Na Nossa Senhora da Paz, além de instalar equipamentos novos, reservar espaço exclusivo para cães, recuperar as grades que cercam a praça e as mesas de jogos, investiu-se ainda em paisagismo para deixar o ambiente aprazível. Arbustos e plantas ornamentais foram retirados do centro da praça, onde acontece a obra, e transplantados para a área de lazer. O trabalho foi realizado por uma equipe especializada e coordenado pela área de engenharia florestal do Consórcio.

 

Na Praça Antero de Quental, o parquinho infantil foi reformado e novos equipamentos de ginástica foram instalados próximo aos brinquedos para que seja mantido o trabalho da Academia da Terceira Idade.

 

– Estou muito feliz e surpresa com o belo trabalho que foi feito, com a oferta de equipamentos e toda a infraestrutura necessária para darmos continuidade ao trabalho durante as obras. São mais de 600 idosos matriculados nas ATI’s das duas praças e esse espaço é fundamental para a qualidade de vida deles – afirma Maria Emília da Silva Leitão, supervisora das Academias da Terceira Idades da Zona Sul.

 

 

A partir de segunda-feira, 10 de dezembro, até o final da obra, em dezembro de 2015, o parquinho infantil e a Academia da Terceira Idade (ATI) ficarão em áreas próximas à Rua Maria Quitéria, na Nossa Senhora da Paz, e à General San Martin, na Antero de Quental.

 

Após a inauguração das estações, as praças serão devolvidas à população com todas as características originais preservadas. Desta forma, os parquinhos e as Academias da Terceira Idade retornam a seus locais de origem.

 

A Linha 4 do Metrô vai ligar a Estação General Osório, em Ipanema, ao Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, e terá aproximadamente 16 quilômetros de extensão. Serão construídas seis novas estações: Nossa Senhora da Paz, em Ipanema; Jardim de Alah e Antero de Quental, no Leblon; Gávea; São Conrado e Jardim Oceânico, na Barra. A Linha 4 do Metrô vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas mais de 2 mil carros por hora/pico no eixo Barra – Zona Sul. Assim como acontece com as Linhas 1 e 2, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa.

 

Governo do Rio