Início Plantão Brasil Ipea: Saúde da Família tem boa avaliação

Ipea: Saúde da Família tem boa avaliação

Pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que o trabalho das equipes de Saúde da Família é o serviço mais bem avaliado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Já o atendimento prestado em centros e postos de saúde e o atendimento de urgência e emergência recebem a maior parte das reclamações.
 
O estudo ouviu 2.773 pessoas residentes em domicílios particulares permanentes no período de 3 a 19 de novembro de 2010. O objetivo é avaliar a percepção da população sobre serviços prestados pelo SUS. A pesquisa incluiu também perguntas sobre planos e seguros privados de saúde.
 
De acordo com os dados, 80,7% dos entrevistados que tiveram seu domicílio visitado por algum integrante do Saúde da Família afirmaram que o atendimento prestado é muito bom ou bom, enquanto 5,7% dos entrevistados disseram que o atendimento é ruim ou muito ruim.
A distribuição gratuita de medicamentos foi qualificada como muito boa ou boa por 69,6% dos entrevistados e como ruim ou muito ruim por 11%.
 
O atendimento por médico especialista foi o terceiro serviço com maior proporção de opiniões positivas: 60,6% dos entrevistados disseram que o serviço é muito bom ou bom, enquanto 18,8% consideraram ruim ou muito ruim.
 
Já o atendimento prestado em centros e postos de saúde recebeu a menor proporção de qualificações como muito bom ou bom (44,9%) e a maior proporção de qualificações como ruim ou muito ruim (31,1%).
 
Em relação aos serviços de urgência ou emergência, 48,1% dos entrevistados consideraram que o atendimento é muito bom ou bom e 31,4% qualificaram como ruim ou muito ruim.

Fonte: Agência Brasil