Início Plantão Rio Ipem recolhe produtos de Páscoa para análise

Ipem recolhe produtos de Páscoa para análise

Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) realizaram ontem, dia 16 de março, a “Operação Páscoa” em diversas lojas e estabelecimentos de Niterói, onde recolheram 568 produtos para verificar se estão de acordo com as normas estabelecidas pelo Inmetro.

O alvo dos fiscais foram os seguintes produtos: colomba pascal, caixas de bombons e ovos de Páscoa com brinde e sem brinde, das marcas, Garoto, Nestlé, Ferrero Rocher, Lacta, Bauduco, Visconti e Americanas.

Todo material recolhido foi encaminhado para o Laboratório de Pré-Medidos do órgão, em Niterói, onde será analisado por técnicos, a partir do dia 22 de março, próxima segunda-feira.

Durante as análises, os técnicos verificam se os chocolates estão de acordo com as normas de peso e embalagem, ou seja, se o consumidor está comprando um produto com o peso correto ou não. Segundo o Ipem, o resultado geral de todos os produtos de Páscoa que serão periciados deve sair no dia 26 de março.

Ainda segundo o órgão, o valor da gramatura que consta na embalagem deve ser somente o valor do produto que será consumido, neste valor não pode estar incluído o peso da embalagem, nem o peso do brinquedo. Após as análises, a população vai saber qual produto está devidamente correto para ser adquirido durante a Páscoa.

Sendo encontrada alguma irregularidade, o fabricante do produto tem o prazo de 15 dias úteis para apresentar a defesa, caso não ocorra, poderá pagar uma multa que vai de R$100 a R$ 60 mil.

Consumidores com dúvidas ou denúncias relacionadas a produtos de Páscoa podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem, através do telefone 0800 282 3040, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Fonte: Ipem