Início Plantão Rio Irregularidades em quiosques da orla

Irregularidades em quiosques da orla

Nesta sexta-feira, dia 30/10, oito equipes da Subsecretaria de Vigilância e Fiscalização Sanitária do Rio de Janeiro iniciaram a Operação Verão e fiscalizaram 82 quiosques nas praias da Zona Sul. Durante a ação, foram apreendidas mercadorias não permitidas para venda, como bebidas quentes (em garrafa de vidro), alimentos armazenados de maneira inadequada e com a data de validade vencida, legumes cortados e expostos, alimentos fritos etc. 
Em um dos quiosques vistoriados, na praia de Copacabana, foram encontradas baratas dentro do recipiente de açúcar e junto a sachês de molhos. Em outro no Leme, interditado parcialmente pelos fiscais, foi encontrado um banheiro funcionando sem o vaso sanitário, onde no lugar havia um balde. Também no Leme, os técnicos interditaram totalmente outro quiosque por documentação irregular, falta de condições estruturais e não cumprimento de termos de infração anteriores.
Os proprietários dos quiosques em que foram encontradas irregularidades serão autuados e podem pagar multa de R$ 144 a R$ 361, além de terem que cumprir um prazo de adequação. Ao todo, foram emitidos 21 autos de infração e 32 termos de intimação. Todos os quiosqueiros passam pelo curso de manipulação de alimentos ministrado pela Vigilância Sanitária e são conhecedores das normas sanitárias.
De acordo com as normas da Vigilância, é proibida a venda de bebidas em recipientes de vidro, de leite e derivados, a comercialização de gelo em barra e frutas descascadas ou raladas. Está liberada a venda de cerveja, chopp, caipirinha, água e refrigerante (lata). No caso dos alimentos, são permitidos pizza, salgados e sanduíche que sejam pré-preparados e embalados, além de sorvete industrializado. O consumo de gelo tem que ser por meio de cubos e com água filtrada.
Os técnicos da Vigilância Sanitária retornarão aos quiosques no próximo mês para inspeção de monitoramento e avaliação do cumprimento das exigências.
Emissão de certificados para funcionamento
Técnicos da Vigilância também inspecionaram quiosques na Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes para conceder Certificado de Inspeção Sanitária para Ambulantes, documento emitido quando o estabelecimento está apto para funcionamento. No Recreio, 58 estabelecimentos receberam a documentação e, na Barra, 68 quiosques foram inspecionados, mas apenas 26 liberados para o recebimento do certificado, os outros 42 terão que cumprir termo de intimação.

Fonte: Prefietura do Rio