No terceiro dia de funcionamento do Bilhete Único, as atenções do Governo do Estado se voltaram para uma rigorosa fiscalização ao cumprimento da grade de horários das empresas de ônibus em toda Região Metropolitana do Rio. Durante toda esta quarta-feira (3/2), equipes do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) estiveram em Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro, para verificar se as empresas estão cumprindo os horários estabelecidos para as linhas urbanas. Ao todo, foram registradas 10 multas por descumprimento de horário, além de outras quatro por outras irregularidades encontradas.
A maioria dos problemas foi detectada na região de São Gonçalo e Niterói. Ao longo da manhã, os fiscais do Detro aplicaram 10 multas por descumprimento de quadro de horários no valor de R$ 625,39. Em Alcântara, a Coesa recebeu três multas na linha Alcântara – Passeio. A Viação Fagundes teve uma infração no trajeto Santa Isabel – Castelo. No terminal João Goulart, foram registradas três multas na linha Niterói – Venda das Pedras, operada pela Rio Ita. Na Central, a Trell também foi multada na linha Taquara – Central.
Já em Duque de Caxias, a Viação União recebeu duas infrações nas linhas Piabetá – Passeio e Passeio – Saracuruna. Além disso, outras quatro irregularidades foram flagradas na ação. Em Niterói, dois ônibus, um da Viação Nossa Senhora do Amparo e outro da Viação 1001, foram flagrados desembarcando passageiros em fila dupla. Na Central, a Evanil foi multada por operar ônibus urbano sem trocador. A Viação União teve um veículo apreendido por operar sem autorização do Detro.
As ouvidorias do Detro e da Secretaria Estadual de Transportes vêm recebendo diversas denúncias de que empresas estariam substituindo os ônibus convencionais, com duas portas e roleta, pelos rodoviários, os frescões, que não estão incluídos no sistema do Bilhete Único, logo não garantem o desconto subsidiado pelo Governo do Estado aos passageiros. Os frescões, além de não aceitarem o Bilhete Único, operam com tarifa mais cara e não transportam as gratuidades previstas em lei – estudantes, idosos e deficientes físicos – por serem um serviço seletivo.
Para evitar o prejuízo à população, o Governo do Estado intensificou a fiscalização.
– O governador Sérgio Cabral foi enfático ao determinar que as empresas que tentarem driblar o Bilhete Único sejam punidas. Elas terão que manter o padrão de circulação com ônibus convencionais (coletivo), conforme previsto em contrato de permissão. Não vamos aceitar que a população seja prejudicada. O Detro já reforçou a fiscalização em diversos pontos da Região Metropolitana para garantir a frequência da circulação. E a população pode nos ajudar, denunciando as empresas que não tiverem cumprindo a grade de horário – ressaltou o secretário de Transportes Julio Lopes.
As reclamações devem ser feitas à ouvidoria do Detro, pelo telefone, 2332-9535, ou por meio da ouvidoria da própria Secretaria de Transportes, no número 2333-8664 / 2333-8665.
Bilhete Único já contabiliza mais de 600 mil viagens
Ontem, no segundo dia de funcionamento do Bilhete Único, 652 mil viagens foram feitas com o novo cartão, mais do que o dobro do primeiro dia. E o números de pessoas que aderem ao sistema não para de crescer. Só nesta quarta-feira, mais duas mil pessoas se cadastraram e adquiriram o cartão nos postos de atendimento do Bilhete Único. Ao todo, já foram feitos 15.784 mil cadastros nos postos de atendimento espalhados pelo Grande Rio. Pelo site, já são mais de 21.168 cadastros. Com isso, o Bilhete Único já soma um total de 36.952 cadastros diretos – como os feitos por domésticas, trabalhadores da construção civil e profissionais liberais sem vínculo empregatício -, fora os 1,761 milhão de usuários dos cartões Vale Transporte, Expresso e Jovem da RioCard que migraram para o novo cartão.
Nesta quarta, não foram registrados problemas com a utilização do cartão em nenhum dos modais envolvidos no sistema – trens, barcas, metrô, ônibus e vans legalizadas. Quem adquiriu o cartão precisa desbloqueá-lo para poder aproveitar o benefício garantido pelo subsídio pago pelo Governo do Estado.
Quem adquiriu o cartão do Bilhete Único em um dos postos de cadastramento precisa aguardar 48 horas para utilizar o benefício do Bilhete Único. Se a pessoa usar o cartão antes desse prazo, será cobrada a tarifa inteira. Nesses casos, o desbloqueio é feito em qualquer validador do sistema.
Quem solicitou o cadastro pelo site e recebeu o cartão em casa pode fazer o desbloqueio pelo site www.riobilheteunico.com.br ou recorrer à Central Comercial do Bilhete Único, pelo telefone 2127-4000. Sem isso, o cartão não é ativado e os créditos não poderão ser utilizados. Os cartões chegam bloqueados às residências para, em caso de extravio, o usuário reaver os créditos já pagos por meio de boleto bancário. Nestes casos, mesmo depois do desbloqueio, também é preciso aguardar 48 horas para a utilização do desconto proporcionado pelo novo sistema.
Já para o desbloqueio dos cartões pré-pagos, vendidos nas agências do Unibanco e nas lojas da RioCard, apenas nos valores de R$ 44,00 e R$ 88,00, antes de utilizar o cartão, o usuário precisa se cadastrar no sistema do Bilhete Único, o que pode ser feito pelo site ou em qualquer posto de atendimento. Ainda assim, o usuário terá que aguardar 48 horas para que o sistema processe os dados do cartão adquirido. Se a pessoa usar o cartão antes do cadastro, será cobrada a tarifa inteira.
-Aos poucos, a população vai entender a grandiosidade do sistema que estamos implementando. Como disse o governador Sérgio Cabral, o Bilhete Único vai promover uma grande revolução social. Esse é o segundo maior sistema de integração de transportes do país e um dos maiores sistemas do mundo de auxilio ao transporte em Região Metropolitana. Esperamos que até o fim do ano, mais de 500 mil pessoas tenham aderido ao sistema – disse o secretário de Transportes.
Fonte: Secretaria de Transportes