Início Plantão Rio Itaipu fecha 2012 com produção acima dos 98 milhões de MWh

Itaipu fecha 2012 com produção acima dos 98 milhões de MWh

A hidrelétrica de Itaipu fechou 2012 com uma produção superior aos 98 milhões de megawatts-hora (MWh) e cravou um novo recorde de geração anual de
energia elétrica. São 3,5 milhões de MWh gerados a mais do que em 2008,
melhor marca até então obtida pela usina binacional.

Itaipu atende quase 20% de todo o consumo de energia elétrica do Brasil e mais de 70% do mercado paraguaio. Só a produção total deste ano seria suficiente para iluminar o planeta Terra por dois dias.

 

 

A projeção da hidrelétrica era fechar o ano entre 97 e 98 milhões de MWh. A quebra dessa barreira se deve a diversos fatores, entre eles a atipicidade do mês de dezembro, com a explosão das temperaturas acima dos 40 graus em boa parte do País.

 

 

De acordo com o superintendente de Operação de Itaipu, Celso Torino, a parceria com outras empresas, como Eletrobras e Furnas também colaborou para um ano produtivo.

 

 

“A boa execução dos trabalhos e gestão dos recursos, como a otimização do uso da água, matéria-prima para a geração de energia, dos equipamentos e parceria bem desenvolvida na coordenação dos trabalhos com a Eletrobras, a Ande (estatal paraguaia), Furnas, Copel e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), garantiram segurança para Itaipu atender o setor e estabelecer uma nova marca de geração anual de energia”, disse.

 

 

Essa foi a primeira vez que Itaipu teve um salto de quatro dígitos em relação a um recorde anterior. Passou de 94, 6 milhões de MWh para mais de 98 milhões de MWh.

 

 

“Nunca havíamos colocado uma diferença tão alta. Em valores absolutos são mais de 3,5 milhões de MWh. Antes era um salto de 1 ou no máximo 2 dígitos com valores absolutos sempre menores que 2 milhões de MWh”, comemora Torino.

 

Setorial News