Revista inglesa The Banker avaliou critérios como performance, atendimento às necessidades dos clientes e capacidade de inovação
O Itaú Unibanco foi eleito o melhor banco do Brasil e da América Latina pela revista inglesa The Banker, em cerimônia realizada em Londres na última semana. A publicação, que homenageia anualmente instituições financeiras de diversos países e regiões em todo o mundo, já havia premiado o banco em edições anteriores nas categorias Technology Awards, Retail Banking Innovation, Cash Management Innovation e Best Investment Bank.
A The Banker publica a edição especial com os destaques do ano no setor bancário desde 2000. Um corpo independente de jurados decide quais serão os vencedores por meio de critérios como atendimento às necessidades dos clientes, complexidade das operações, capacidade de inovação e performance.
O Itaú Unibanco é hoje um dos 10 maiores bancos do mundo em valor de mercado. Sua atuação se estende a mais de mil municípios brasileiros, além de agências e escritórios em outros países das Américas, Europa e Ásia. Atualmente se destaca nos mercados brasileiros de cartões de crédito, que lidera por meio das bandeiras Itaucard e Unicard, e é o maior private bank da América Latina.
Desde o anúncio da fusão, em novembro de 2008, o Itaú Unibanco está focado na integração das operações. Atualmente os clientes já compartilham a mesma rede de caixas eletrônicos, composta por cerca de 30 mil pontos de atendimento em todo o país. Além disso, as tarifas de serviços prioritários foram unificadas pelo menor valor e, desde o final de março, os dois bancos passaram a contar com uma única ação negociada no mercado de capitais. Em abril foi apresentada a nova política de sustentabilidade, em seguida a padronização do código de negociação (ticker) das ações do Itaú Unibanco Holding S.A nas bolsas de Valores de São Paulo e Buenos Aires e das ADRs negociados na Bolsa de Valores de Nova York.
Com 103 mil colaboradores em todo o Brasil, o Itaú Unibanco conta hoje com uma rede de 4,9 mil agências e postos de atendimento bancário e mais de 30 mil caixas eletrônicos. Nos primeiros nove meses de 2009, a instituição registrou lucro líquido de R$ 6,85 bilhões, com R$ 612,4 bilhões em ativos consolidados e R$ 48,86 bilhões de patrimônio líquido.
Fonte: Itaú Unibanco