Início Plantão Rio Japeri ganha novo sistema de abastecimento de água

Japeri ganha novo sistema de abastecimento de água

O governador Sérgio Cabral dará início, na próxima quinta-feira (9 de julho), às obras de implantação do novo sistema de abastecimento de água do município de Japeri, na Baixada Fluminense. Também estarão presentes o ministro das Cidades, Márcio Fortes, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o presidente da Cedae, Wagner Victer, e o prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa dos Santos Timor.
 
– Os 50 mil habitantes do município de Japeri ganharão uma nova fonte de abastecimento, com maior oferta de água e total independência dos mananciais de represas, que são dependentes de chuva. Com isso, terão pleno acesso à água e os problemas serão minimizados. Serão investidos R$ 12 milhões, em uma parceria do Governo do Estado, através da Cedae e do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – detalhou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
 
O projeto consiste em construir um novo sistema de captação e elevatória de água bruta junto ao Rio Guandu, uma estação de tratamento de água (ETA) com capacidade para tratar 150 litros por segundo, uma elevatória de água tratada e um reservatório com capacidade para 5 milhões de litros. Também será realizado o assentamento de adutora de água tratada e tronco de distribuição com 1.765 metros, assim como da rede de distribuição com extensão de dois quilômetros, nos bairros Nova Belém, Chacrinha e Grota. A localização estratégica da ETA possibilitará no futuro também atender o condomínio industrial do município de Seropédica.

Fonte: Cedae